14/11/2019

Telemedicina: Umuarama e Foz realizam reuniões com médicos e estudantes para obter subsídios

Delegacia de Maringá abriu sequência; Londrina terá encontro dia 18 e Cascavel fará consulta com envio de e-mail para os médicos da região

Com o objetivo de contribuir com sugestões visando o aperfeiçoamento da normativa que vai regulamentar o uso da telemedicina como forma de prestação de serviços médicos mediados por tecnologias, as Delegacias Regionais do Conselho Regional Medicina do Paraná (CRM-PR) vêm promovendo reuniões e consultas junto aos profissionais atuantes em suas áreas de jurisdição.

clique para ampliarclique para ampliarCerca de 170 pessoas, entre médicos e estudantes de Medicina, participaram da reunião em Umurama (Foto: CRM-PR)
Em Umuarama, no Noroeste do Estado, o encontro promovido pela Delegacia Regional ocorreu na noite da última segunda-feira, 11, com a participação de aproximadamente 170 pessoas, entre médicos e estudantes de Medicina. Com o apoio da Associação Médica de Umuarama e da Universidade Paranaense (Unipar), a reunião ocorreu no prédio do curso de Direito da Universidade, que ficou lotado.

Integraram a mesa de debates o diretor regional do CRM-PR, Dr. Fabiano Correa Salvador, o presidente da Associação Médica de Umuarama, Dr. Ronaldo de Souza, o vice-presidente da entidade, Dr. Alain Barros Corrêa, o diretor da Associação, Dr. Fábio Augusto de Carvalho, e a coordenadora do curso de Medicina da Unipar, Dra. Maria Elena Martins Diegues. Também marcou presença no encontro o delegado do CRM-PR, Dr. Francisco Guilherme Fernandes.

Veja a galeria de fotos da reunião em Umuarama aqui

clique para ampliarclique para ampliarEm Foz do Iguaçu, reunião foi realizada na quarta-feira, 13, na Associação Médica local (Foto: CRM-PR)
Na noite de quarta-feira, 13, foi a vez da Dereg Foz do Iguaçu realizar uma reunião para debater o tema, convocada a partir das 19h30, na sede da Associação Médica local. A abertura dos trabalhos coube ao diretor da Delegacia, Dr. Luiz Henrique Zaions, compondo ainda a mesa o vice-diretor Dr. Raphael Bezerra, a delegada e secretária Dra. Marta Boger e o conselheiro do CRM-PR, Dr. Victor Emmanuel Evangelista da Silva. Ainda participaram os delegados locais Dra. Jacilene Costa, Dr. Luiz Claudio Casagrande, Dr. German Pignolo e Dr. Valter Teixeira.

Veja a galeria de fotos da reunião em Foz do Iguaçu aqui.

Próximos eventos

As Deregs têm até o dia 26 de novembro para concluir suas pesquisas. Além de Umuarama e Foz do Iguaçu, Maringá também já realizou encontro para coletar sugestões sobre a telemedicina. O de Londrina está programado para o dia 18 e, em Cascavel, a consulta será feita mediante questionário a ser enviado para médicos da região na próxima semana e que de imediato são solicitados a oferecer sua contribuição.


A reunião de trabalho na Delegacia de Maringá foi realizada no último dia 6 de novembro e teve a coordenação da diretora Fabíola Menegoti Tasca. Participaram do debate e finalização de relatório os Drs. Lai Pon Meng, vice-presidente da Unimed Maringá; Elisabete Mitiko Kobayashi, superintendente do Hospital Universitário de Maringá, da UEM; e ainda Roberto Zonato Esteves, Paulo Roberto Donadio e José Miguel Viscarra Obregon, todos professores do curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá. Confira aqui a notícia.

Atualização

As propostas serão encaminhadas ao Conselho Federal de Medicina, que ampliou o debate sobre o tema depois de revogar a Resolução nº 2.227/2018, que deveria viger no início deste ano. Até julho, centenas de proposições já tinham sido apresentadas para subsidiar o novo texto, a ser votado em plenário.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios