24/01/2022

Congratulações aos médicos e demais munícipes de Fazenda Rio Grande pelos 32 anos

Município da Grande Curitiba, que já é o 21°mais populoso do Estado, tem 13 médicos residentes ativos, incluindo o atual prefeito Nassib Kassem Hammad

O CRM-PR congratula-se com os médicos, gestores e servidores públicos e cidadãos de modo geral de Fazenda Rio Grande, município da Grande Curitiba que está completando 32 anos de emancipação política neste 26 de janeiro. Conta hoje com mais de 103 mil habitantes e se constitui na 21ª entre as 399 municipalidades paranaenses. De acordo com estatísticas do CRM-PR, são pelo menos 13 médicos residentes, dentre eles o atual prefeito Nassib Kassem Hammad (CRM-PR 17.607), que tem mais de 20 anos de formação.

A área principal de Fazenda Rio Grande era um aldeamento indígena, denominado Capocu, quando em 1879 foi transformado em uma fazenda por Francisco Claudino Ferreira. Pertencia ao município de São José dos Pinhais. A principal atividade na área era a criação de cavalos de raça, que em sua maioria eram vendidos ao Exército. No começo do século 20 a região experimentou grande ocupação face ao expansionismo industrial e populacional de Curitiba.

A pandemia trouxe importantes perdas nos indicadores sociais e de saúde na municipalidade. Registros atuais indicam que pelo menos 479 cidadãos fazendenses perderam a vida em decorrência da Covid-19, dentre eles o Dr. Milton Luiz Ciappina (CRM-PR 5482), em 3 de maio de 2020. Assim, o CRM-PR reitera as condolências aos familiares e amigos do Dr. Milton e das demais vítimas da pandemia. Ao mesmo tempo em que exalta o gesto de heroísmo do médico no enfrentamento da doença, estende as congratulações a todos os demais profissionais de saúde da cidade empenhados na missão.

O Dr. Milton, que faleceu em hospital de Curitiba, tinha 72 anos de idade e era concursado do serviço público de Fazenda Rio Grande, onde residia. Atuou por anos na Unidade de Saúde Pioneiros e, por último, trabalhava no Centro de Atenção Psicossocial. O prefeito da cidade, Marcio Wozniak, lamentou na ocasião a sua morte. A cidade perdeu recentemente outra médica, a Dra. Marcele Portela Antoria (CRM-PR 31.987), que tinha 34 anos, era especialista em Medicina da Família e Comunidade e atuava na Unidade de Saúde Canaã, na Rua São Teófilo. Faleceu neste início de ano.

O CRM-PR faz votos ainda de que a cidade de Fazenda Rio Grande possa voltar à normalidade o mais breve possível, depois de decretação de estado de calamidade devido às chuvas. As solidariedade aos moradores.

Cumprimentos também aos médicos e munícipes de outras cidades paranaenses que comemoram aniversário neste final de janeiro, dentre eles Balsa Nova e Guaporema (25), Lupionópolis (27), Apucarana e Pitanga (28), Piraquara (29) e Mato Rico (31).

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios