24/05/2023

Memorial do CRM-PR presta homenagem às vítimas da pandemia e aos trabalhadores da saúde

Obra intitulada "Transplantes de Vidas", do artista Rodrigo Tonan, ocupará espaço de destaque na Sede do Conselho. Paraná teve mais de 46 mil óbitos, incluindo pelo menos 150 médicos

clique para ampliarclique para ampliarHomenagem integra as atividades comemorativas dos 65 anos do CRM-PR (Foto: CRM-PR)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) inaugura, no próximo dia 31 de maio, um memorial em homenagem às vítimas da pandemia e aos médicos e demais profissionais de saúde. "Transplantes de vidas" é o título do painel com obra do artista Rodrigo Tonan e que ficará exposto de forma permanente no hall do piso S1 da sede do CRM-PR em Curitiba. Inspirada na icônica “A Criação de Adão”, de Michelangelo, a obra projeta a solidariedade tão marcante no enfrentamento da Covid-19, realçando a gratidão e respeito aos trabalhadores da área de saúde que tanto se doaram na missão de cuidar do próximo.

A homenagem integra as atividades comemorativas dos 65 anos do CRM-PR e ocorre após a Organização Mundial da Saúde ter anunciado o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde pública. Até agora foram contabilizados mais de 800 milhões de casos em todo o mundo, sendo 37,7 milhões no Brasil e quase 3 milhões no Paraná. O total de óbitos chegou a quase 7 milhões no mundo, sendo mais de 700 mil no Brasil e mais de 46 mil no Paraná. As estimativas são de que pelo menos 2 mil pessoas que estiveram trabalhando na área da saúde no Estado perderam a vida, sendo aproximadamente 150 delas profissionais de Medicina.

O primeiro médico a falecer vítima da doença no Paraná foi o radiologista Nelson Martins Schiavinatto. Tinha 80 anos de idade e 52 de atividade médica, tendo falecido na noite de 3 de abril de 2020 na Santa Casa de Cianorte. Ao final de 2020, já tinham morrido mais de 40 médicos, muitos deles atuando na linha de frente do combate à pandemia. "Reverenciamos a memória de todos os médicos, dos demais trabalhadores da saúde e dos cidadãos vitimados pela doença, cuja proporção não teve precedente no último século. A humanidade mostrou a sua capacidade fantástica de adaptação e de soluções", avalia o presidente do Conselho, Roberto Yosida. O título dado ao painel a ser inaugurado foi resgatado de um artigo de opinião de sua autoria publicada ainda no início da pandemia. Transplantes de vidas refletia sobre o gesto de coragem e de doação dos profissionais para salvar pacientes e o luto que alcançou tantas famílias.

Ainda de acordo com Roberto Yosida, o CRM-PR teve destacada atuação em defesa da saúde da população, com alertas de prevenção, medidas de segurança para os profissionais da linha de frente, engajamento das sociedades de especialidade para contribuição mais efetiva na assistência de cada uma de suas áreas e ações para acatar medidas sanitárias de segurança, como a disponibilidade de sistema digital para emissão de receitas, atestados e declarações de comorbidade. Através da plataforma de telemedicina criada pelo Conselho, foram emitidos mais de 3,7 milhões de documentos, facilitando o trabalho dos médicos e beneficiando sobretudo os pacientes.

Será às 17h de 31 de maio a inauguração da obra do paulistano Rodrigo Tonan, artista especializado em ilustrações médicas e colaborador da revista cultural Iátrico, do CRM-PR. O local que vai acolher o painel fica ao lado do auditório, do Espaço Cultural e da Galeria de Presidentes do CRM-PR. Autoridades, representantes de segmentos da saúde e médicos de modo geral foram convidados para a cerimônia, no formato híbrido (presencial e pelo canal do Conselho no YouTube), e que terá ainda a apresentação do novo portal de indicadores estatísticos na internet, o "CRM-PR em Números", que oferece à sociedade acompanhamento de todas as ações realizadas pela autarquia.

Serviço:

Memorial em homenagem às vítimas da pandemia

Transplantes de Vidas - Painel de 1,5m x 5,7, impresso em tecido canvas, do artista Rodrigo Tonan

Dia: 31 de maio, das 17h às 17h30

Local (presencial mediante confirmação): Sede do CRM-PR, piso S1 (Rua Victório Viezzer, 84, Vista Alegre)

Transmissão: Canal do YouTube do CRM-PR (aberto aos interessados)

Informações: (41) 3240-4045 (Eventos) ou por e-mail (eventos@crmpr.org.br)

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios