08/08/2022

Na passagem dos 67 anos de Goioerê, a homenagem aos médicos que ajudaram a consolidar esta história

CRM-PR congratula todos os munícipes e expressa respeito às famílias das vítimas da Covid-19. Reverencia, ainda, a memória dos médicos pioneiros, dentre eles os Drs. Keiti Obuti, José Wilson de Carvalho e Adilson Corpa, falecidos em 2021

O município de Goioerê está completando 67 anos de fundação em 10 de agosto. Na passagem do aniversário, o Conselho de Medicina do Paraná e sua Representação Regional naquela cidade do Noroeste do Estado dirigem congratulações a todos os munícipes que fizeram e fazem parte desta história, com especial deferência aos médicos e demais profissionais de saúde que tanto contribuíram para os indicadores assistenciais na região, sobretudo no período de enfrentamento da pandemia pela Covid-19. Do mesmo modo, expressam sua solidariedade às famílias impactadas pela doença. Goioerê, com seus quase 29 mil habitantes, teve mais de 5 mil diagnósticos do novo coronavírus, com pelo menos 92 casos de óbitos.

A homenagem a 20 personalidades, distinguidas com o Diploma de Pioneiro do Município de Goioerê, marcou a abertura das atividades comemorativas dos 67 anos. A solenidade ocorreu na noite de 1°de agosto no salão de eventos da Associação Comercial e Empresarial de Goioerê, em iniciativa do legislativo municipal sob a coordenação do vereador presidente da Casa, Herley Kleber Oliveira. O prefeito Roberto dos Reis Lima, o Betinho Lima, foi uma das autoridades convidadas para a diplomação dos pioneiros, dentre eles o Sr. José Lombardozzi que, com 103 anos e lúcido, foi muito aplaudido pelos presentes. Vicente Massahiro Okamoto, prefeito por três gestões (1973-1976, 1983-1988 e 1997-2000), também integrou o rol de homenageados. Outra festividade em destaque, a ExpoGoio 2022, no Parque de Exposições, ocorre de 4 a 8 com muitas atrações artísticas e a Festa das Nações.

clique para ampliarclique para ampliarA homenagem aos pioneiros de Goioerê. (Foto: Divulgação)

Medicina enlutada

A Medicina goioerense perdeu no ano passado três de seus pioneiros: o Dr. Keiti Obuti (CRM-PR 1.869), o Dr. José Wilson de Carvalho (3.120) e o cirurgião pediátrico Adilson Pessoa Corpa (5.545), que também era o vice-prefeito da cidade, todos merecendo especial homenagem da comunidade local. O Dr. Keiti, que tinha 86 anos, faleceu no dia 23 de fevereiro no Hospital Santa Maria, em Goioerê, onde estava internado havia alguns dias. O Dr. José, que tinha 76 anos de idade e 50 de formação médica, também faleceu em 23 de fevereiro em hospital de Curitiba, onde se encontrava em tratamento, deixando esposa e três filhos, dois deles médicos. O Dr. Adilson, de 73 anos e 49 de formação, faleceu no dia 16 de novembro em hospital de Maringá, depois de mês e meio internado por causa de um acidente. Tinha dois irmãos e vários outros familiares médicos.

O Conselho de Medicina reverencia assim a memória desses ilustres médicos e de outros pioneiros, como os Drs. Junzi Setogutti (CRM-PR 3.239); um dos fundadores do Hospital São João; Florinaldo Rosan (CRM-PR 1.039), que dirigiu o Hospital IV Centenário; Sebastião Pereira Serpa (CRM-PR 901), da Associação de Proteção à Maternidade e Infância; Nelson Teixeira Barros (1.820), que hoje nomeia unidade de saúde; Hélio Gondim Borges (1.821); e Sérgio Renato Yamaçake (2.688), que empresta nome ao pronto-socorro municipal.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Junzi, de saudosa memória, com os dois filhos médicos. (Foto: CRM-PR)

Diploma de Mérito Ético

Goioerê conta atualmente com 47 médicos ativos e residentes na cidade, de acordo com o cadastro do CRM-PR. Um deles é o oftalmologista e otorrinolaringologista Antonio Carlos Pelegrina Miranda, que iniciou as suas atividades na região logo após formar-se, em 1968. Está inscrito no Conselho do Paraná desde março de 1971 (número 2.912). Em outubro de 2018, em meio aos festejos do Dia do Médico, ele foi um dos 98 profissionais distinguidos com o Diploma de Mérito Ético, por ter completado 50 anos de formado com histórico exemplar. Na ocasião, recebeu a homenagem na presença dos filhos médicos Drs. Marlos e André Basso Miranda e ainda da nora médica Dra. Fernanda Scremin.

Antes do Dr. Antonio Carlos Miranda, outro médico com atuação em Goioerê a receber o Diploma tinha sido o Dr. Junzi Setoguti, nascido em novembro de 1929, em Conquista (MG) e formado em dezembro de 1958 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele recebeu a honraria em 2008, quando já estava residindo em Colider, cidade do Mato Grosso onde dirigiu outro hospital, o São Jorge. Fundador do Hospital São João, em Goioerê, que depois seria sucedido pelo Hospital e Maternidade Santa Maria, o Dr. Junzi já é falecido e hoje nomeia uma via pública da cidade paranaense onde concentrou grande parte de sua vida profissional.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Antonio Carlos Miranda com os filhos e nora médicos, na homenagem de 2018. (Foto: CRM-PR)

Com registros nos Conselhos de Medicina de São Paulo (7.989), Rondônia (1.333) e Mato Grosso (1.439), além do Paraná, o Dr. Junzi foi homenageado com o Diploma de Mérito Ético na solenidade do Dia do Médico de 2008. Na ocasião, o Dr. Junzi recebeu a comenda pelas mãos dos filhos também médicos, os Drs. Rui Setogutti (CRM-RS 27.601) e Enio Tadashi Setogutti (CRM-RS 25.878).

Pioneiros

Dos médicos pioneiros, o mais antigo em formação médica foi o Dr. Hélio Gondim Borges, que se formou em dezembro de 1952 pela Universidade Federal do Paraná. Ele era natural de Olímpia (SP), onde nasceu em 24 de março de 1924. O Dr. Sebastião Pereira Serpa nasceu em 14 de novembro de 1929 em Cachoeira de Minas (MG) e se formou em janeiro de 1958 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Dr. Florinaldo Rosan nasceu em 9 de janeiro de 1932 em Potirendaba (SP) e se formou em dezembro de 1960 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O Dr. Keiti Obuti nasceu em 30 de outubro de 1934, em Promissão (SP), e se formou pela Católica do Paraná em 1966. O Dr. Nelson Teixeira Barros nasceu em 4 de maio de 1938, em Garanhuns (PE), e se formou pela Universidade Federal de Pernambuco em 1962. Ele foi homenageado in memoriam pelo Conselho de Medicina, com o Diploma de Mérito Ético, tendo falecido em 15 de setembro de 2012, apenas algumas semanas antes da solenidade alusiva ao Dia do Médico e quando completava o Jubileu de Ouro. Já o Dr. Sérgio Renato Yamaçake nasceu em 26 de agosto de 1945, em Santo Anastácio (SP), tendo se formado em 1969 pela Universidade Federal Fluminense.

clique para ampliarclique para ampliarSanta Casa, o primeiro hospital. (Foto: Arquivo)

Hospitais

A Santa Casa de Misericórdia Maria Antonieta Scarpari foi fundada em 2 de junho de 1956, quando Goioerê era apenas um povoado. Iniciada a construção, motivações políticas e financeiras levaram à interrupção das obras até 26 de agosto do mesmo ano, quando foi acolhida pela Mitra Diocesana de Campo Mourão. A doação oficial ocorreu em 3 de fevereiro de 1963, com o bispo diocesano tornando-se o provedor. Na ocasião, estava construída uma parte da sede, com 480m². Com recursos da comunidade iniciada a construção de um novo pavilhão. Em 1964, a provedoria foi passada para o vigário da Paróquia, sendo que no fim do mesmo ano chegaram as irmãs da Caridade. Em 1965 o hospital foi aberto oficialmente.

A regularização documental ocorreu em 4 de março de 1968. O nome homenageia a mãe dos fundadores da cidade, Carlos e Francisco Scarpari, este também o primeiro prefeito, cumprindo mandato de 156 a 1960. A Santa Casa, por onde passaram todos os médicos pioneiros da atendendo pacientes procedentes de outras municipalidades, como Moreira Sales, Mariluz, Rancho Alegre d'Oeste, Juranda, Ubiratã, Quarto Centenário e Janiópolis. Está localizada na Avenida Paraná, centro de Goioerê.

O Hospital São João, fundado pelo Dr. Junzi Setogutti, foi outro importante polo assistencial e de trabalho médico. Em suas instalações seria inaugurado, em 1°de abril de 1979, o Hospital e Maternidade Santa Maria. Colegas de turma da UFPR de 1976, os médicos Mario Umeei Yamaguchi (CRM-PR 5.598) e Edgar Hatiro Fujita (5.356) adquiriram a propriedade do Dr. Junzi e “tocaram” juntos o hospital até 30 de abril de 1981, quando o Dr. Edgar decidiu se transferir para a Capital e vendeu suas cotas para o cirurgião e endoscopista Eduardo Mitsugu Otani (CRM-PR 7.668 e CRM-SP 32.100).

No início dos anos 1990, o hospital acabou ocupando as instalações do antigo Hospital Santa Rita, aberto na década de 1970, ao mesmo tempo em que eram feitas as obras para a sua futura sede, esta inaugurada em julho de 2003. No período da construção ingressaram como novos sócios os médicos José Wilson de Carvalho, Josemar Oliveira de Queiroz (CRM-PR 3.635), Francisco José Vitório (4.891), ortopedista falecido em 18 de junho de 2019, (Norma Akemi Otani Matsumoto (CRM-SP 45.304 e PR-49.622), e ainda o empresário Reinaldo Massao Okamoto.

Representação do CRM-PR

O Conselho de Medicina conta com a sua Representação Regional de Goioerê. O diretor é o Dr. Rogério Ferreira de Araújo (CRM-PR 9.592), que é especialista em Cirurgia Geral e tem quase 40 anos de atividade médica. O vice-diretor é o Dr. Eduardo Mitsugo Otani, sendo secretário geral o Dr. Waldemiro Fonzar Junior (CRM-PR 8.656), especialista em Pediatria.

REPRESENTAÇÃO REGIONAL COM SEDE VIRTUAL
Contato: 
(41) 3240-4000
Horário de atendimento:
 das 9h às 13h e das 14h às 18h

E-mail: representacao@crmpr.org.br | protocolo@crmpr.org.br

clique para ampliarclique para ampliarPanorâmica da Goioerê antiga. (Foto: Arquivo)

Histórico da cidade

A ocupação do povoado remonta à metade do século passado. O nome de origem indígena significa campo das águas e tem a ver com o surgimento da ocupação ao lado do Rio Goioerê. Foi elevado à categoria de município e distrito pela Lei Estadual n° 48, de 10 de agosto de 1955, desmembrado do distrito de Mamborê, região de Campo Mourão. A emancipação ocorreu em 10 de agosto de 1965. Nos dois primeiros anos a região chegou a ser considerada a de maior produtividade de hortelã no mundo. Entre as décadas de 1970 e 1990, Goioerê experimentou grande desenvolvimento e ocupação populacional, sendo em determinado período o maior produtor de algodão do Paraná.

Estatísticas indicam que, em 1970, 73,8 mil pessoas moravam em Goioerê, número que chegou a 100.360 mil em 1975, quando a agricultura foi abalada com a geada. Começava ali o decréscimo populacional. Em 1980 a população era de pouco mais de 71 mil, sendo que uma década depois chegava a 45 mil. Em parte, o fenômeno é explicado pelo desmembramento de distritos e pela migração urbana. O desenvolvimento econômico não foi interrompido e o IDH da cidade é alto: 78° do Paraná e 993°do Brasil.

Goioerê fica a 567 km da Capital. Faz divisa com os municípios de Moreira Sales, Janiópolis, Rancho Alegre d'Oeste, Quarto Centenário, Formosa do Oeste e Mariluz. O prato típico do município é o leitão maturado, oficializado em maio de 2003.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios