10/07/2020

Saúde da mulher é tema da 5ª fase da campanha "Só saia de casa pela sua saúde"

Parceria entre CRM-PR e Sogipa alerta para importância da continuidade de acompanhamento de pré-natal, tratamentos já iniciados e investigação de sintomas ginecológicos

Clique para ampliarclique para ampliarCRM-PR e Sogipa inauguram 5ª fase da campanha. (Foto: CRM-PR)
Como importante medida de prevenção em tempos de pandemia pelo novo Coronavírus, tem sido adotado o distanciamento social. Apesar disso, é fundamental que outros cuidados com a saúde não sejam negligenciados. Por isso, a SOGIPA (Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná) também adere à campanha do CRM-PR "Só saia de casa pela sua saúde". 

O pré-natal, por exemplo, é fundamental para resguardar a saúde da gestante e do seu bebê. As consultas com o médico obstetra e com a equipe multiprofissional, bem como os exames complementares, devem ser realizados nos prazos determinados. Hospitais, clínicas e consultórios têm adotado as medidas de segurança, e, assim, conseguem manter o atendimento às gestantes.

Ressalta-se que o Ministério da Saúde preconiza a realização de pelo menos seis consultas durante o pré-natal e de uma consulta nos primeiros 42 dias após o nascimento.

Vale lembrar que é recomendada a circulação do menor número de pessoas, pelo menor tempo possível. Assim, por hora, as clínicas e serviços de saúde solicitam que não se leve acompanhantes às consultas – exceto em casos excepcionas, como acompanhamento de menor, por exemplo – e que a paciente chegue o mais próximo possível do horário agendado para evitar permanecer muito tempo nos locais de atendimento. Se apresentar qualquer sintoma gripal, a consulta ou exame deverá ser remarcado e o médico deverá ser avisado. 

O alerta vale também para pacientes em seguimento de doenças de mama e órgãos pélvicos: doenças malignas (câncer) não devem ter seu tratamento postergado, e doenças benignas precisam ser acompanhadas com regularidade.

“Em resumo, nossa mensagem às pacientes é que mantenham a regularidade dos tratamentos e do acompanhamento de pré-natal e, caso apresentem sintomas ginecológicos que necessitem de atendimento imediato, como sangramentos anormais, dores pélvicas ou nódulos palpáveis, procurem seu ginecologista ou o pronto atendimento mais próximo”, explica a Dra. Mariana Drechmer Romanowski, presidente da comissão de assistência pré-natal da Sogipa.

Só saia de casa pela sua saúde

Esta é a quinta fase da campanha, que iniciou em 12 de junho e tem como objetivo conscientizar médicos e a população sobre a importância da continuidade dos tratamentos e acompanhamento de pacientes mesmo durante a pandemia, assim como de buscar atendimento em caso de necessidade. Leia mais.

Confira as etapas anteriores:

1ª fase: Cardiologia
2ª fase: Endocrinologia e Metabologia
3ª fase: Hansenologia
4ª fase: Pediatria

Fonte: Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná e CRM-PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios