17/07/2020

CRM-PR e APCN alertam para a importância do tratamento precoce do AVC mesmo na pandemia

Esta é a 6ª fase da campanha "Só saia de casa pela sua saúde", que visa orientar médicos e a população para a continuidade de tratamentos e atenção a novos sintomas que possam indicar doenças graves

clique para ampliarclique para ampliarCRM-PR e APCN lançam 6ª fase da campanha nesta sexta (17). (Foto: CRM-PR)
Boca torta, dificuldade de fala, fraqueza em um dos braços ou pernas são sinais que podem indicar um acidente vascular cerebral (AVC) e sua identificação precoce ajuda a salvar vidas. Com este mote a Associação Paranaense de Ciências Neurológicas (APCN) se une ao Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) na campanha “Só saia de casa pela sua saúde”.

Esta é a 6ª fase da iniciativa, que foi lançada em junho em uma parceria do CRM-PR com as sociedades de especialidade do estado. O objetivo é conscientizar médicos e a população sobre a importância da continuidade do tratamento e acompanhamento de doenças crônicas mesmo durante a pandemia, assim como de buscar atendimento em caso de emergência, como o AVC.

“Percebemos ao longo dos últimos meses que, por causa da pandemia e ordens de isolamento, houve diminuição na procura por atendimento médico de pessoas com sintomas de AVC e essa demora no diagnóstico e tratamento podem trazer consequências permanentes ou até mesmo a morte nos casos mais severos. Daí a importância de procurar atendimento ou entrar em contato com o médico de confiança caso o paciente apresente algum dos sintomas. É preferível correr o risco de se expor ao coronavírus do que ficar em casa e não receber o atendimento adequado”, explica o presidente da APCN, Dr. Paulo Jose Lorenzoni.

Confira as etapas anteriores da campanha:

1ª fase: Cardiologia
2ª fase: Endocrinologia e Metabologia
3ª fase: Hansenologia
4ª fase: Pediatria
5ª fase: Ginecologia e Obstetrícia

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios