26/07/2022

Na comemoração dos 69 anos de Cianorte, a homenagem aos médicos que fazem parte dessa história

Os três pioneiros chegaram à região logo depois de se formarem em 1953. Hoje a cidade conta com pelo menos 177 médicos ativos e residentes. O CRM-PR reverencia também a memória das vítimas da Covid-19

Cianorte, a Capital Nacional do Vestuário, vive as comemorações dos seus 69 anos de fundação. Uma série de atividades festivas da comunidade vem sendo realizada, incluindo festivais de música e gastronomia e a tradicional Missa em Ação de Graças. Na data consagrada em 26 de julho, em que se tem o feriado municipal, o desfile cívico foi um dos pontos altos da programação, a exemplo da homenagem aos pioneiros feita pelo prefeito Marco Antonio Franzato.

O Conselho Regional de Medicina do Paraná dirige congratulações aos cidadãos cianortenses que construíram esta trajetória de progresso e melhores indicadores sociais, de economia e saúde. Ao reverenciar administradores, legisladores e integrantes da estrutura pública, presta especial homenagem aos médicos pioneiros e todos os demais que os sucederam e contribuem para o potencial assistencial privilegiado da cidade. Hoje são 177 os médicos ativos na cidade, que tem quase 85 mil habitantes.

clique para ampliarclique para ampliarPortal da Capital do Vestuário, que fica a 490 km da Capital. (Foto: Arquivo)

O CRM-PR também presta a sua solidariedade a todas as famílias alcançadas pela pandemia, que registra pelo menos 205 óbitos entre os mais de 21,5 mil casos de infecções pelo novo coronavírus. Nesta triste estatística aparecem até precursores da Medicina na cidade do Noroeste paranaense e outros profissionais de saúde. O primeiro médico a falecer no Paraná vítima de Covid-19 foi o radiologista Nelson Martins Schiavanatto (CRM-PR 2.279), que dedicou toda a sua carreira profissional na região de Cianorte. Ele faleceu no início de abril de 2020. Tinha completado 80 anos de idade havia três meses e chegava a 52 de formado.

Entre as demais vítimas da pandemia estão o oftalmologista José Eduardo Loureiro do Amaral (CRM-PR 2.137) e o pediatra Wilson Tramontini (2.205), ambos também pioneiros de Cianorte. O Dr. José Eduardo faleceu em 17 de dezembro de 2020. Tinha também 80 anos de idade e 53 de formação. O Dr. Tramontini faleceu em 24 de maio de 2021, aos 82 anos de idade e 56 de formação em Medicina. Era, naquela ocasião, o 69.º médico a perder a vida por causa da doença no Paraná. Hoje já são aproximadamente 130. Os três ilustres médicos faziam parte do seleto grupo de homenageados pelo CRM com o Diploma de Mérito Ético-Profissional por terem completado 50 anos de atividade de forma exemplar.

clique para ampliarclique para ampliarOs pioneiros médicos na chegada à cidade, o Hospital Nossa Senhora de Fátima, depois São Lucas e a Santa Casa,. (Foto: Arquivo)

O primeiro hospital e os pioneiros

Embora fundada em 26 de julho de 1953 pela Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná, que dá origem ao nome, Cianorte foi elevada à condição de município em 13 de julho de 1955. Foi no intervalo das datas que chegaram à região os primeiros médicos. Os Drs. Ovídio Luiz Franzoni, Douglas Gervário e Ramon Máximo Schulz estavam em início de carreira e já no ano de 1954 colocavam para funcionar o primeiro hospital, denominado inicialmente Nossa Senhora de Fátima, em homenagem à padroeira da cidade, que tem data festiva em 13 de maio, o feriado religioso local.

O hospital, inaugurado exatamente no dia 26 de julho, no primeiro aniversário de fundação de Cianorte, depois viria a se chamar São Lucas. Em 1979, o médico Jorge Abou Nabhan (CRM-PR 5.600) adquiriu o empreendimento que, em 1983, foi rebatizado de Hospital e Maternidade Cianorte. O local seria transformado, em 1992, na Santa Casa de Cianorte, por meio da criação da Fundação Hospitalar Intermunicipal de Saúde, responsável pela administração do hospital. Outro hospital, o Infantil Menino Jesus, referência em pediatria na região, teve o Dr. Tramontini como um dos fundadores.

Nascido em Batatais (SP) em junho de 1926, o Dr. Ovídio (CRM 5.968) formou-se em dezembro de 1953 pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Os colegas de turma Ramon Máximo Schulz (CRM-1.006), nascido em 1924 em Foz do Iguaçu, e Douglas Gervásio (CRM-SP 7.389), paulista, aceitaram o desafio de desbravar uma região totalmente inóspita. Iam atender doentes onde fossem chamados, nas matas ou pequenas glebas. A enfermeira e parteira Juvir Correia de Castilho era sempre a fiel escudeira.

Os médicos conquistaram o respeito da comunidade e, em 1963, o Dr. Ramon decidiu concorrer ao cargo de prefeito e acabou sendo eleito para cumprir mandato até 1969. Foi, assim, o terceiro chefe do executivo local. Foi em seu mandato, com o incentivo da esposa, Laura Guedes Schulz, que surgiu o Hospital de Proteção à Maternidade e Infância. O Dr. Ramon faleceu em 4 de setembro de 2001. Um de seus netos, o Dr. Ramon Schulz Neto (CRM-PR 33.839), seguiu seus passos na Medicina e, especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo, está radicado na cidade.

O Dr. Douglas retornou ao estado de origem, onde faleceu, enquanto o Dr. Ovídio, que foi vereador e primeiro presidente da Câmara Municipal, permaneceu em Cianorte até a sua morte, emprestando hoje nome a logradouros públicos, incluindo uma escola.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Francisco Busto com o filho, também médico. (Foto: CRM-PR)

Outro médico pioneiro de Cianorte é o Dr. Francisco Busto Moreno (CRM-PR 670), nascido em Cafelândia (SP) em 5 de maio de 1926 e que também se formou em 1953, mas pela Federal do Paraná. Como médico do serviço público, chegou à região para assumir uma unidade de saúde. Acabou se estabelecendo em Cianorte, onde foi um dos precursores do Hospital e Maternidade São Paulo, depois renomeado Instituto Bom Jesus. A unidade foi inaugurada por outro pioneiro, o cirurgião geral Alcides Pernomian (CRM 1.795), em janeiro de 1967. O Dr. Alcides hoje é homenageado emprestando nome a uma USB.

Em 2003, o Dr. Francisco Busto Moreno recebeu o Diploma de Mérito Ético na passagem do Jubileu de Ouro e o histórico exemplar. O filho Francisco, gineco-obstetra, foi quem fez a entrega da comenda. Em 2015, quando lançou o livro “Tempos da Vida de um Médico”, o Dr. Francisco já tinha também o neto seguindo seus passos na profissão. Hoje, aos 96 anos e personagem na série Medicina que é vida, vida que é Medicina”, o médico continua em Cianorte.

Outros médicos de destacada atuação na cidade são reverenciados, como os Drs. Luiz Fernando Nicolau (CRM-PR 2.686), também vereador, presidente da Câmara e vice-prefeito, e Raul México Martins (1.849), falecidos; Apio Solon Valladares Bahia (1.804), com registro cancelado; e ainda Francisco Cascardo Filho (1.440), um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Rinologia (SBR), em 1974, e que foi chefe da Regional da Saúde. Ele foi homenageado em 2012, ao completar 50 anos de formado.

Representação do CRM

O Conselho de Medicina também tem a sua representação regional em Cianorte. O diretor é o urologista Marcelo Tadeu Fontani Palka (CRM-PR 14.782), com quase 30 anos de profissão. O vice é o cirurgião vascular Alcione Brusiguello Faidiga, atuando como secretário o otorrinolaringologista Marcos Pedro Gomes. Ainda integram a Repreg os Drs. Carlos Henrique Polito Mafra, Debora Luciane Martinello, Edison Massahiro Nabechima, Fabio Franz da Costa, Fabio Henrique de Oliveira Dantas, Inacio Emanuel Casella Gagliard e Marco Aurélio Ribas.

REPRESENTAÇÃO REGIONAL COM SEDE VIRTUAL
Contato: 
(41) 3240-4000
Horário de atendimento:
 das 9h às 13h e das 14h às 18h

E-mail: representacao@crmpr.org.br | protocolo@crmpr.org.br

Unimed Cianorte

Cianorte também conta com a sua Unimed. Foi fundada em 9 de novembro de 1989, com a união de 26 médicos, com o sonho em comum de proporcionar condições melhores no exercício da Medicina na cidade e região, “garantindo também qualidade na área de saúde em sua área de atuação”. Em sua última atualização no portal, contava com 117 cooperados atuando nas mais diversas especialidades, 116 colaboradores e aproximadamente 12 mil beneficiários. Sua rede credenciada envolve cinco hospitais e outros 82 estabelecimentos prestadores de serviços. A diretoria executiva para a gestão 2022-2024 é formada pelos Drs. Marcos Pedro Gomes (presidente), Alcione Faidiga (vice) e Marcelo Tadeu Palka (diretor financeiro).

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios