10/03/2023

Na passagem dos 65 anos do CRM-PR, a homenagem a todos que ajudaram a escrever essa história

Data oficial de aniversário é 12 de março, que remete ao ano de 1958, quando começou o registro dos médicos. À época, eles somavam pouco mais de 1 mil; hoje já são mais de 52,5 mil registros

O Conselho Regional de Medicina do Paraná está completando 65 anos de fundação. O dia 12 de março foi estabelecido como o aniversário da autarquia, por marcar a data em que no ano de 1958 começaram efetivamente as atividades, com o cadastramento dos médicos e o fornecimento das carteiras profissionais. A Resolução n° 228/2022, publicada no DIOE de 30 de junho do ano passado, veio instituir de forma oficial a data comemorativa de aniversário.

Ao longo deste ano, várias atividades estarão inseridas na programação alusiva à passagem dos 65 anos, a começar pela entrega do Diploma de Congratulações aos médicos que completaram 25 anos de formados em 2022 e em 2023. A homenagem pelo Jubileu de Prata aos graduados de 1997 ocorreu na sexta-feira, 3 de março, alcançando 456 profissionais oriundos de 55 cursos médicos diferentes. No final de março, a diplomação será direcionada para 476 médicos que concluíram seus cursos em 1998.

clique para ampliarclique para ampliarJornal da posse da primeira diretoria eleita, em maio de 1959. (Foto: O Estado do Paraná)

O presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, dirige os cumprimentos a todos os médicos que ajudaram a escrever esta história de 65 anos e também aos predecessores, pioneiros que muito lutaram pelos preceitos éticos da Medicina e pelo ordenamento e representatividade da classe médica. Desde o primeiro registro, que teve o Prof. Milton de Macedo Munhoz, também presidente da diretoria provisória, o Conselho do Paraná já atinge 52,5 mil médicos cadastrados.

Sobre a homenagem aos médicos com 25 anos de formados, recém-instituída (confira Resolução CRM-PR 231/2022), o conselheiro Roberto Yosida ressalta que se trata de antigo pleito e que, ao dar início ao processo, todos os demais profissionais que já cumpriram tal jornada devem se sentir igualmente homenageados, a exemplo do que ocorreu em 1986, quando o Conselho instituiu o Diploma de Mérito Ético aos que chegavam aos 50 anos de atividade exemplar. "É o ponto de partida para que também possamos exaltar os colegas que atingem um patamar importância de experiência e realizações em sua carreira", cita o presidente, realçando que todo profissional que segue alinhado aos ditames éticos da profissão ajuda a engrandecer o bom nome da Medicina.

clique para ampliarclique para ampliarConselheiros empossados para mandato de 2018 a 2023. (Foto: CRM-PR)

A solenidade do Dia do Médico de 2023, que ocorre em outubro e tem em destaque a reverência aos profissionais pelo Jubileu de Ouro, está integrada às atividades alusivas aos 65 anos. Também um livro histórico será em breve lançado e estará disponível de forma universal em sua versão digital. A obra traz os primórdios da Medicina paranaense e toda trajetória do CRM-PR, nomeando seus conselheiros, diretorias e homenageados com Diploma de Mérito Ético e a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico.

O Diploma de Mérito ético foi criado em 1986 pela Resolução CRM-PR nº 017/1986, complementada depois pela Resolução CRM-PR nº 037/1989, e, finalmente, atualizada pela Resolução CRM-PR n° 229/2022. Na edição inaugural foram homenageados os seguintes médicos: Abdon Pacheco do Nascimento (CRM 160), Adolfo Barbosa Góis (CRM 471), Atlântido Borba Cortes (CRM 35), Carlos Cunha (CRM 119), César Pernetta (CRM 10.348), Heitor Borges de Macedo (CRM 1.509), Irineu Antunes (CRM 333), Lafayette Viana (CRM 1.212), Victor Ferreira do Amaral Filho (CRM 112) e Waldemar Monastier (CRM 16). Nestas 36 edições, até 2022, nada menos do que 1.699 médicos foram diplomados.

clique para ampliarclique para ampliarFicha do médico que recebeu o número 001. (Foto: Arquivo)

Histórico

Os Conselhos foram criados em 1957, a partir da Lei n° 3.268, mas desde o início dos anos 1920 já existiam esforços para constituir referências deontológicas na profissão. O Decreto-Lei 7.955, de 1945, criou oficialmente o Conselho Federal de Medicina, que teve sua primeira diretoria empossada em junho de 1952. Até 1957, a atuação foi pouco significativa, bem como a organização pouco representativa. Quando do advento da Lei 3.268, além do CFM já funcionavam os Conselhos do Ceará, Distrito Federal, Pará e Rio Grande do Sul.

No Paraná, coube ao então presidente da Associação Médica, Prof. Ernani Simas Alves, a missão de organizar a diretoria provisória responsável pela efetivação do CRM do Paraná. O grupo foi apresentado em 24 de janeiro de 1958 e oficializado no CFM no dia 31 do mesmo mês. A posse ocorreu em 12 de março do mesmo ano, data que é agora consagrada como o marco inicial do Conselho. O Prof. Milton Munhoz tomou posse como presidente, tendo como vice o Dr. Aroldo Marques Sardenberg, de Londrina. Os Drs. João Átila Rocha e Benoni Laurindo Ribas assumiram as funções de 1º e 2º secretários, ficando a tesouraria a cargo de João Ernani Bettega.

clique para ampliarclique para ampliarPresidente Roberto Yosida, secretário-geral Luiz Ernesto Pujol e vice-presidente Wilmar Guimarães, no início da atual gestão. (Foto: Arquivo)

Além do levantamento, registro dos médicos e fornecimento das carteiras profissionais, a primeira diretoria ficou com a incumbência de organizar a eleição dos conselheiros. A eleição ocorreu em 15 de outubro de 1958, tendo a participação de 480 médicos votantes (87 do interior), de um total de 579 que já estavam inscritos. Na época, a população de médicos em atividade era estimada em pouco mais de 1 mil. Após impasses relativos ao pleito, o primeiro grupo de conselheiros foi empossado em 30 de maio de 1959, no auditório da Reitoria da UFPR, em Curitiba.

A diretoria inaugural teve na presidência o Prof. João Vieira de Alencar, sendo vice o Dr. Adolfo Barbosa Góis. Ernani Simas Alves e Plínio Mattos Pessoa foram os secretários, enquanto o Dr. Ruy Noronha Miranda assumiu o cargo de tesoureiro. Nestes 65 anos, o CRM-PR teve 23 presidentes, incluindo o Prof. Milton Munhoz e o em exercício, Dr. Roberto Yosida. Além dos 40 conselheiros eleitos e mais dois indicados pela AMP, o CRM conta com aproximadamente 500 representantes em mais de 100 municipalidades, um quarto do total de cidades do Estado. As sedes virtuais ganharam corpo sob o advento da pandemia e, hoje, o Conselho mantém estruturas físicas somente em Londrina, Maringá, Cascavel, Pato Branco e Foz, além de Curitiba.

Quando o CRM-PR nasceu, o Estado contava com apenas uma escola médica, a UFPR. Hoje, são 21, com mais de 2 mil vagas anuais de ingressantes. O registro n° 1.000, com o psiquiatra Paulo de Tarso Monte Serrat, foi efetivado em fevereiro de 1961. O número 10.000 foi atingido somente em fevereiro de 1986, o 20.000 em janeiro de 2003, o 30.000 em abril de 2012 e o 40.000 em março de 2017. Já o 50.000 remonta a julho do ano passado. São patamares que indicam a evolução acentuada do número de médicos nos últimos anos. Dos 52,5 mil médicos cadastrados, aproximadamente 35,4 mil aparecem como "ativos".

clique para ampliarclique para ampliarDia do Médico de 1986: em primeiro plano (esq) aparecem os Drs. César Pernetta, Heitor de Macedo, Irineu Antunes, Abdon Pacheco, Monastier e Lafayete. (Foto: CRM-PR)

O médico em vida com o registro mais antigo é João Cândido Ferreira da Cunha Pereira, o número 12. Neto do Dr. João Cândido Ferreira, um dos fundadores do curso de Medicina da UFPR, o Dr. Cunha Pereira foi professor da mesma Federal, da PUC e da Evangélica. À época que se registrou, ainda estava iniciando na profissão. Outros que se cadastraram antes dele foram os Drs. Joaquim Vicente Xavier de Castro (2), Oswaldo Faria Affonso da Costa (3), Albino Farracha de Castro (4), Ennio Marçal (5), Eduardo Virmond de Lima (6), Luiz Nunes Ribeiro (7), Lauro Wolf Valente (8), Domício Pereira da Costa (9), Itamar Pucci (10) e Hugo Waltrich Camargo. O Dr. Pedro Mascarenhas Ribas (117), de Ponta Grossa e formado em dezembro de 1939 pela UFPR, foi o primeiro médico com residência fora de Curitiba a se registrar.

A primeira médica mulher foi a Dra. Maria Falce de Macedo (CRM-PR 226), que nasceu em Curitiba em 1897 e se formou em 1919 pela UFPR, onde também foi professora. A primeira médica a integrar o quadro de conselheiros foi a Dra. Helen Anne Butler Muralha (224), especialista em ginecologia e obstetrícia. Esteve na gestão 1978 a 1983, abrindo as portas para a participação cada vez mais efetiva das mulheres. São 13 na atual gestão, nove delas de Curitiba e mais uma representante de cada uma das seguintes cidades com cursos médicos: Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.

Pós-doutora em Bioética e professora de cursos médicos, a conselheira Úrsula Bueno do Prado Guirro registrou em suas redes sociais como se sente compondo o CRM-PR: “Desde o dia que cheguei, fui bem-recebida. Onde a ética e a responsabilidade fazem sentido, onde tem uma constelação pendurada no teto. Mas o brilho vem das pessoas que trabalham ali há muito tempo em prol de algo maior que a gente. Obrigada por me acolherem e ensinarem tanto. Não vou marcar alguns; com a certeza que tem muito mais gente para agradecer e homenagear! Vocês sabem que são demais!”

CONFIRA PIONEIROS DO CRM-PR.

CONFIRA DIPLOMADOS PELO JUBILEU DE OURO.

CONFIRA PREMIADOS COM A MEDALHA DE LUCAS.

CONFIRA A OBRA DIGNIFICANDO A MEDICINA.

CONFIRA GESTÃO ATUAL DO CRM-PR.

CONFIRA GESTÕES ANTERIORES DO CONSELHO.

CONFIRA AS REPRESENTAÇÕES REGIONAIS DO CRM-PR.

CONFIRA RETROSPECTIVA DE ATIVIDADES DE 2022.

CONFIRA PORTAL DA TRABNSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios