26/12/2022

CRM-PR intensifica e consolida ações em prol do médico e da sociedade em 2022

Presente em 103 cidades do Estado e na capital, Conselho do Paraná realizou, entre outras ações, 2.029 fiscalizações; investigou mais de 600 denúncias; e promoveu quase uma centena de eventos de educação médica, com um total de 8.811 participantes

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) chega ao final do ano de 2022 com importante saldo de atividades e ações realizadas em defesa dos profissionais médicos e da sociedade. Os serviços prestados atenderam ainda às 14.763 empresas inscritas e ativas no CRM-PR, sendo realizadas também as inscrições de 2.891 médicos, das quais 1.961 inscrições primárias, ou seja, de médicos recém-formados (como a Dra. Thayse Nara dos Reis, que registrou a retirada da carteira profissional na sede em Curitiba - veja aqui) ou que foram aprovados no exame de revalidação de diploma (Revalida). Em julho de 2022, o CRM-PR alcançou a marca histórica de 50.000 médicos inscritos ao longo de seus quase 65 anos (saiba mais) - desse total, são atualmente cerca de 34,6 mil ativos e 3 mil isentos (jubilados com mais de 70 anos e militares).

clique para ampliarclique para ampliarConselho do PR chegou à marca de 50 mil médicos inscritos no mês de julho deste ano (Foto: CRM-PR)
Os novos colegas médicos receberam orientação dos conselheiros por meio de diversas reuniões éticas, realizadas de forma virtual, de maneira a apresentar o CRM-PR, suas atribuições e atividades, assim como a instruir quanto ao exercício ético da profissão. Confira como foram algumas das reuniões éticas realizadas com médicos das regiões de Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Pato Branco.

Entre janeiro e dezembro de 2022 o Conselho do Paraná executou também um total de 2.029 fiscalizações - as quais abrangem tanto médicos como instituições de saúde -, realizadas de forma presencial e também a distância (telefiscalização). No que diz respeito às atividades judicantes, foram investigadas 695 denúncias recebidas, apuradas por meio da instauração de sindicâncias. Também foram instaurados 147 novos processos ético-profissionais (PEP), sendo que 158 foram julgados ao longo do ano, os quais abrangeram a atividade de 181 médicos. 

Serviços Web e Telemedicina

clique para ampliarclique para ampliarMédicos do PR já são os que mais utilizam plataforma nacional (Foto: CRM-PR)
O ano de 2022 foi também de consolidação de muitos serviços que já eram oferecidos via web pelo Conselho do Paraná, facilitando o dia a dia dos profissionais, com muito mais agilidade e economia. Do total de médicos ativos, 96,4% utilizam o Portal de Serviços do CRM-PR, número que chega a 99,5% no caso das pessoas jurídicas inscritas na autarquia. Entre os serviços prestados de forma online estão a solicitação de inscrição e de transferência, a emissão de declarações de regularidade, o pagamento de anuidade e de outras taxas.

Outra frente muito relevante nesse sentido foi a regulamentação da telemedicina pelo  Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio da Resolução CFM nº 2.314/2022 (saiba mais) e a migração para a plataforma nacional de emissão de documentos médicos, disponibilizada pelo próprio CFM. Também gratuito, o novo sistema utiliza a certificação digital padrão ICP-Brasil, com validade em todo o território nacional. Por recomendação do Ministério Público, a plataforma operacionalizada pelo CRM-PR com o Conselho Regional de Farmácia (CRF-PR) e Secretaria Estadual da Saúde do PR (SESA) desde o início da pandemia, em 2020, foi desativada após cumprir seus objetivos em prol da sociedade (saiba mais). Vale ainda destacar que 125.000 curitibanos com comorbidades foram vacinados com o documento padronizado pelo CRM-PR através de seu validador.

Desde então, os médicos e médicas do Paraná tornaram-se os que mais utilizam a plataforma nacional, tendo emitido, entre agosto e dezembro de 2022, 501 mil documentos em telemedicina, sendo a maior parte receitas médicas simples e de controle especial, solicitações de exames, atestados médicos e receitas de antimicrobianos (saiba mais). Também já foram emitidos mais de 8,4 mil certificados digitais aos médicos paranaenses por meio do serviço oferecido pelo CFM, que é fornecido sem custo aos médicos adimplentes com o sistema conselhal (saiba mais). 

Educação Médica Continuada

Há mais de uma década, o CRM-PR desenvolve o Programa de Educação Médica Continuada (EMC), que visa fornecer informação, capacitação e atualização dos profissionais nas mais diferentes áreas de atuação, com palestras e eventos gratuitos. Voltado a médicos e estudantes de Medicina, todo o conteúdo permanece disponível no portal do Conselho (acesse aqui) e também no canal do CRM-PR no YouTube. O acervo dispõe de 531 vídeos, que já obtiveram mais de 300 mil visualizações. 

clique para ampliarclique para ampliarPresidente do CRM-PR, Roberto Yosida, com acadêmicos de Medicina da PUCPR (Foto: Divulgação)
Em 2022, o programa de EMC do Conselho do Paraná realizou 99 eventos, com um total de 162 horas e 8.811 participantes. Desde o início do programa, em 2011, já foram realizados um total de 1.221 eventos, com 2.599 horas/aula e 124.754 participantes. Entre os eventos de 2022, destacam-se os julgamentos simulados, com a participação de estudantes dos cursos de Medicina (saiba mais aqui), palestras informativas sobre os mais diversos assuntos (Lei Geral de Proteção de Dados, Publicidade Médica, Monkeypox) e eventos em parceria com sociedades de especialidade. 

O CRM-PR também esteve presente em aulas magnas dos cursos de Medicina e em eventos acadêmicos (saiba mais) possuindo, ainda, comissões do estudante de Medicina e do jovem médico, ampliando, assim, o diálogo da autarquia com esses grupos. 

Defesa do Ato Médico e Saúde Mental

Logo no início de 2022, o Conselho do Paraná deu ênfase à Comissão da Defesa do Ato Médico em combate à invasão de competências, de forma a ampliar a vigilância contra o exercício ilegal da Medicina e práticas que colocam em risco a população (saiba mais). Para tanto, foi criado um novo canal de denúncias por e-mail (defesaatomedico@crmpr.org.br). A valorização do médico e da Medicina foi a pauta da 84.ª Sessão Plenária Temática do CRM-PR, realizada com a presença da cúpula diretiva do Conselho Federal de Medicina (saiba mais). 

clique para ampliarclique para ampliarNova diretoria do CFM participou de plenária temática durante visita à sede do CRM-PR (Foto: CRM-PR)
O CRM-PR também deu início a uma pesquisa sobre a violência contra médicos, com o objetivo de conhecer as situações enfrentadas no dia a dia pelos profissionais no exercício da atividade e contribuir com as autoridades para a instrução de estratégias de prevenção/repreensão de casos (saiba mais sobre o lançamento da pesquisa e o resultado). Nesse sentido, o CRM-PR iniciou campanha de conscientização e orientação aos profissionais, pleiteando junto às autoridades políticas e policiais novos modelos de segurança para prevenir e desestimular casos de agressões ou ameaças (saiba mais aqui e aqui).

Em novembro, o Conselho lançou uma nova campanha, desta vez visando enfrentar transtornos psiquiátricos e dependência química entre médicos e estudantes. O CRM-PR está mobilizado com sociedades de especialidade, direções médica e técnica de hospitais, centros formadores e representações regionais com o objetivo de abordar problemas como a dependência química, o controle de acesso a substâncias psicotrópicas e a prevenção do suicídio (saiba mais).

Homenagens

clique para ampliarclique para ampliarNo Dia do Médico, duas centenas de profissionais foram homenageados no Teatro Positivo, em Curitiba (Foto: CRM-PR)
Neste ano, o CRM-PR voltou a realizar a cerimônia do Dia do Médico de forma presencial após dois anos suspensa por causa da pandemia. A 37ª edição da diplomação de mérito a médicos que completam 50 anos de formados com histórico ímpar alcançou duas centenas de profissionais, de diferentes campos de atuação e cidades de domicílio, sendo maior número de Curitiba, Londrina e Maringá (saiba mais). 

Juntamente com o Diploma de Mérito Ético foi realizada a premiação da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico. A comenda, inspirada no patrono da Medicina, é direcionada a médicos com destacado papel social e humanitário. O homenageado de 2022 foi o pediatra Luiz Ernesto Pujol, que possui 49 anos de atividade e importantes feitos em prol da infância saudável e protegida da violência. Outras 18 personalidades já receberam a distinção desde 1996 (saiba mais). O Dr. Pujol, que é secretário-geral do CRM-PR, também recebeu homenagem do Município de Irati, que concedeu o título de cidadão honorário ao pediatra pelos relevantes serviços em prol da coletividade (saiba mais).

clique para ampliarclique para ampliarPresidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, recebeu homenagem da Câmara de Curitiba (Foto: Rodrigo Fonseca / Câmara Municipal de Curitiba)
Em março de 2022, o presidente do CRM-PR recebeu o Prêmio Cidade de Curitiba em sessão solene na Câmara Municipal. A homenagem foi realizada no Palácio Rio Branco para 25 personalidades locais que se destacaram em diversas áreas, como atividades sociais, culturais e profissionais (saiba mais). 

A reverência ainda do CRM-PR aos médicos que faleceram no exercício de 2022, constando o registro de pelo menos 110 profissionais inscritos no Paraná (saiba mais), muitos deles renomados expoentes da profissão. Fazem parte desse rol o Prof. Dr. Francisco de Paula Soares Filho, o Prof. Dr. Olival Ronald Leitão, o Prof. Dr. Mario Fernando de Camargo Maranhão, a Prof. Dra. Mirian Hideco Takahashi Albuquerque, o Prof. Dr. Luiz Carlos Pereira, entre muitos outros.

Comunicação

O Conselho do Paraná manteve canal contínuo de comunicação com os profissionais e a sociedade em prol da Medicina e da saúde pública. No portal do CRM-PR, foram mais de 6 milhões de visualizações de páginas (entre janeiro e dezembro), com a atualização dos assuntos de destaque para a classe médica. Nossos conselheiros e representantes regionais também foram fonte de informação para diversos veículos da imprensa local e regional, concedendo dezenas de entrevistas ao longo do ano (confira entrevista do presidente do CRM-PR à TV Paraná Turismo aqui).

clique para ampliarclique para ampliarEdição nº 41 da publicação foi lançada em novembro (Foto: CRM-PR)
Nas redes sociais, o CRM-PR continuou atuando para a disseminação de conteúdos de elevada qualidade e relevância para o setor. Nossas informações estão disponíveis a mais de 18,4 mil seguidores no Facebook; 13,8 mil no Instagram; 6,0 mil no YouTube; além de centenas de seguidores em nossa página no Linkedin e em nosso canal no Telegram. Por meio desses canais e também pelo atendimento direto tanto presencialmente como pelos meios remotos (telefone, e-mail e WhatsApp), o CRM-PR prestou informações de forma contínua ao longo do ano.

No fomento à cultura e valorização da Medicina, o CRM-PR lançou no início de novembro a 41ª edição da Revista Iátrico, que trouxe como temática a “Superação – histórias incentivadoras”. Disponível na versão digital, a publicação faz uma incursão nos vários ambientes da Medicina, artes, música, literatura, cinema, política, poesia, fotografia e do nosso cotidiano para compartilhar experiências de vida dos mais diversificados personagens (saiba mais). Entre as histórias trazidas pela publicação, está a da Dra. Elaine Luzia dos Santos, que conseguiu terminar o curso de Medicina mesmo após enfrentar as sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que lhe acarretou um quadro de tetraparesia (leia mais). Confira todas as edições da revista Iátrico aqui.

Confira também o artigo do presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida: "Da missão cumprida em 2022 aos grandes desafios do novo ano".

Comissões e grupos de trabalho

Confira algumas das Comissões ativas do CRM-PR atuantes em prol da Medicina, do profissional e da sociedade:


» Assuntos Legislativos

» Certificação Digital e Documentos Médicos

» Combate à Dependência Química e Suicídio

» Comunicação Institucional

» Consultas e Pareceres do CRM-PR

» Crise e Intervenção em Situações de Emergência

» Defesa do Ato Médico

» Direito Médico

» Ensino Médico

» Epidemiologia/Vacinação

» Integração com Estudantes e Jovens Médicos 

» Pandemia do Coronavírus (Covid-19)

» Prevenção à Violência contra Médicos

» Prevenção e Proteção de Dados

» Representações do CRM-PR

» Saúde do Médico (doenças psiquiátricas/ocupacionais/insalubridade/incapacitante)

» Serviço de Informação ao Cidadão do CRM-PR

» Telemedicina

Veja outras comissões com atuação no CRM-PR aqui.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios