24/07/2020

CRM-PR e Sociedade de Reumatologia lançam 7ª fase da campanha "Só saia de casa pela sua saúde"

Alertando para a importância da manutenção da dieta, vacinas e rotina de exercícios em ambiente seguro, entidades buscam conscientizar pacientes a evitar complicações e infecções

clique para ampliarclique para ampliarCampanha chega à 7ª fase com parceria entre CRM-PR e SPR. (Foto: CRM-PR)
“Rotina equilibrada, corpo saudável” é o mote da 7ª fase da campanha “Só saia de casa pela sua saúde”, uma parceria entre o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e a Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR).
 
“Na atual situação em que vivemos, em meio à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, é fundamental estarmos atentos às orientações dos órgãos competentes de saúde. Visando a reduzir a transmissão do vírus, temos sido orientados quanto à importância de ficar em casa, evitar aglomerações e adotar medidas específicas de higiene. Este comportamento deve ser conciliado com a manutenção do estilo de vida, na medida do possível, e, principalmente, dos tratamentos já iniciados”, ressalta a Sociedade Paranaense de Reumatologia, em manifestação oficial.
 
Aos pacientes com doença reumática cabem diversas orientações para evitar o agravamento da sua condição, complicações ou mesmo infecções. Entre as recomendações da SPR estão a manutenção da rotina de exercícios, adaptando-os para que possam ser realizados em casa ou em ambiente apropriado; tomar as medicações regularmente, de forma a não comprometer o seu quadro clínico; assim como manter as vacinas em dia.
 
“A falta de cada um desses itens pode impactar negativamente a vida do paciente com sintomas reumatológicos. Exercícios promovem qualidade de vida, assim como deixar de tomar a medicação pode causar um descontrole da doença e maior risco de complicações e infecções. O paciente deve manter o acompanhamento regular com seu médico reumatologista, definindo com ele qual a melhor forma de atendimento, se presencial ou remoto, e sempre ser orientado a não praticar a automedicação”, esclarece a SPR. Em caso de necessidade ou novos sintomas é possível buscar ajuda também nos serviços de pronto atendimento.
 
Só saia de casa pela sua saúde

Esta é a sétima fase da campanha, que iniciou em 12 de junho e tem como objetivo conscientizar médicos e a população sobre a importância da continuidade dos tratamentos e acompanhamento de pacientes mesmo durante a pandemia, assim como de buscar atendimento em caso de necessidade. 
 
Confira as etapas anteriores da campanha:

1ª fase: Cardiologia 

2ª fase: Endocrinologia e Metabologia



3ª fase: Hansenologia

4ª fase: Pediatria



5ª fase: Ginecologia e Obstetrícia

6ª fase: Ciências Neurológicas




Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios