24/06/2022

Homenagem aos médicos umuaramenses na passagem do 67° aniversário da Capital da Amizade

CRM-PR dirige congratulações a todos os munícipes pela data festiva e, ao mesmo tempo, expressa solidariedade às famílias das vítimas da pandemia, que incluem os Drs. Paulo Afonso Ferreira e Kenji Sakumoto

Umuarama, a Capital da Amizade, está completando 67 anos de fundação em 26 de junho. A 19ª cidade mais populosa do Paraná, com aproximadamente 113,5 mil habitantes, conta hoje com 480 médicos residentes ativos, ou quase 1,5% do total de profissionais do Estado. Acolhe, ainda, uma das 21 escolas médicas paranaenses, com 60 vagas de ingresso em sua abertura em 2018 e 110 a partir do ano seguinte. A Unipar deve formar sua primeira turma no final do ano que vem.

O CRM-PR, por seu presidente Roberto Issamu Yosida, dirige congratulações aos médicos, outros profissionais de saúde, gestores e todos os demais munícipes umuaramenses, com especial homenagem à memória daqueles que tanto contribuíram para esta trajetória de desenvolvimento, muitos deles falecidos durante a pandemia. De acordo com estatísticas do município, mais de 38 mil pessoas foram contaminadas pela Covid-19. A Sesa indica 371 óbitos, número maior que o apurado pela secretária local de saúde, que observa quatro meses sem morte confirmada pela doença.

clique para ampliarclique para ampliarDrs. Paulo e Kenji, vítimas da Covid-19. (Foto: Arquivo)

A Medicina da região Noroeste perdeu alguns de seus expoentes durante a pandemia. O Dr. Paulo Afonso Pires Ferreira (CRM-PR 5.530), especialista em Clínica Médica, faleceu devido a complicações pela Covid no dia 17 de janeiro de 2021, depois de vários dias internado no Hospital Cemil. Tinha 73 anos de idade e 44 de atividade. Era, naquela ocasião, o 34° médico paranaense alcançado de forma fatal pela doença e o primeiro de Umuarama, onde já se contabilizava 70 óbitos.

Outro médico umuaramense a perder a vida foi o Dr. Kenji Sakumoto (CRM-PR 6.506), que faleceu em hospital da Capital em 3 de novembro de 2021. Tinha 70 anos de idade e 43 de formação médica, concentrando toda a sua carreira em Umuarama, onde foi sepultado. Deixou duas filhas, irmão e sobrinhos médicos. Ainda em hospital de Umuarama, em março de 2021, faleceram o médico Luiz Lucacin (CRM-PR 1.260) e sua esposa Ely, que eram moradores no município de Mariluz. Devido a complicações pela Covid, faleceram em intervalo de apenas 30 minutos.

clique para ampliarclique para ampliarPrédio antigo do Hospital Nossa Senhora Aparecida. (Foto: Arquivo)

Memória da Medicina

O Conselho de Medicina reverencia ainda memória de outros médicos pioneiros e que tiveram grande importância na história e no desenvolvimento da Capital da Amizade. A relação inclui os Drs. Hyzo Gondeberto dos Santos (CRM-PR 836), Renato Merçon Vieira (875), Germano Norberto Rudner (990), Nelson Guimarães Vasconcelos (1.025), Ayrton de Souza Stori (1.338), Severino de Carvalho Cantarelli (1.620), Aguinaldo Zelaquett (1.801), Pedro Arildo Ruiz (1.898), Ariovaldo Roque Costa (2.222), Antonio Vieira Neves (2.459), Higashi Yoshii (2.687), Yugo Morita (2.695), Wilson Nelli (2.716) e Carlos Ernesto Hasse (4.810).

A esses pioneiros juntam-se outros que se inscreveram na história da cidade, construindo ou dirigindo hospitais e outros serviços de saúde, elevando a Medicina e também consolidando a representatividade médica e os exemplos éticos, a começar pela fundação da Associação Médica de Umuarama, em 10 de maio de 1966 e, depois, a criação da delegacia seccional do CRM-PR, em 1988.

Neste rol, dentre outros, aparecem os Drs. Francisco Bustelo Calvo (CRM-PR 1.302), Everaldo Baptista de Azevedo (1.802), Deraldo Mancini (1.832), Eduardo Giostri (1.888), Tuguio Setogutte (1.985), Fumiyo Sakabe (2.003), Paulo Kiyotaka Oshiro (2.085), José Alcindo Gil (2.229), Saburo Setogute (2.246), Eduardo Zukovski (2.408), Maria Norma Volino Faria (2.678), Francisco Martinez Cebrian (2.702), Tsuneo Sato (2.743), Arno Prante (2.899), Arlindo Salvador (3.043), Marcio Tadeu Faria Brasileiro (3.290), Humberto dos Santos (3.541), Margot Ribeiro Laranjeira (3.542), Luiz Carlos Cortez Derenusson (4.232) e Vera Marcia Paro de Oliveira (4.539).

Os pioneiros

clique para ampliarclique para ampliarDr. Hyzo, em foto com familiares na homenagem como Cidadão Honorário. (Foto: Arquivo)

O Dr. Hyzo Gondeberto dos Santos foi um dos fundadores do Hospital Cemil e da Associação Médica de Umuarama, da qual é considerado o seu primeiro associado oficial. No mandato inaugural, foi o secretário, assumindo a presidência na gestão seguinte, para permanecer até 1973. Sua trajetória confunde-se com a própria história de desenvolvimento da Medicina na região, tendo atuado insistentemente pelo aprimoramento científico e a valorização profissional do médico.

Natural de São Mateus do Sul (PR), formou-se em 1955 pela UFPR e logo casou com D. Idalina, com quem seguiu no começo do ano seguinte para Floresta, a 30 km de Maringá, onde construiu pequeno hospital. Pouco tempo depois seria atraído à região que se apresentava promissora, embora Umuarama sequer estivesse emancipada.

No ano de 1999 ele recebeu o título de Cidadão Honorário. Em reconhecimento à sua trajetória, empresta nome ao Hospital e Maternidade Modelo, que fundou e precedeu o Cemil. O CRM-PR conferiu-lhe o Diploma de Mérito Ético em 2005, quando completou 50 anos de formado. Em julho de 2019, recebeu nova comenda do Conselho, de “Honra ao Mérito”, na passagem dos 64 anos de formado, merecendo especial reportagem na série especial “Medicina que é vida; vida que é Medicina” (confira AQUI). Também foi um dos membros fundadores da Academia Paranaense de Medicina, tendo em 2017 sido elevado à categoria de emérito. Faleceu em 16 de janeiro de 2020, aos 90 anos (confira AQUI).

clique para ampliarclique para ampliarDr. Renato Merçon, ao ser homenageado pelos 57 anos de Medicina, em 2016. (Foto: Arquivo)

Natural de Muniz Freire (ES), o Dr. Renato Merçon Vieira formou-se em dezembro de 1958 pela Federal do Rio de Janeiro e já no ano seguinte chegava a Umuarama, que embora estivesse criada desde junho de 1955 como cidade, somente alcançou a emancipação política (de Cruzeiro do Oeste) em 25 de julho de 1960, tendo sua primeira eleição para cargos políticos no ano seguinte. Também um dos fundadores da Associação Médica de Umuarama, foi o primeiro presidente, assumindo a função em 1° de maio de 1966. Foi fundador também do Hospital Cristo Rei (anos 1960), instituição que está entre as pioneiras, ao lado dos hospitais Umuarama, São Francisco e Nossa Senhora Aparecida. Especialista em ginecologia e obstetrícia, foi responsável por centenas de nascimento, inclusive em Foz, onde atuou.

A exemplo do Dr. Hyzo, o Dr. Renato Merçon recebeu inúmeras condecorações, como o diploma de Honra ao Mérito Ético, pelo CRM-PR, quando completou 57 anos de exemplar atuação no exercício da atividade. Ele foi vice-prefeito da cidade, no início dos anos 1970, secretário municipal de educação e participou ativamente de ações sociais, como na fundação da Apae e Assumu. Faleceu em 8 de abril de 2020, aos 86 anos (veja AQUI).

clique para ampliarclique para ampliarDr. Wilson Nelli. (Foto: Arquivo)

Outros dois pioneiros médicos foram os Drs. Wilson Nelli, Higashi Yoshii e Yugo Morita, fundadores, em 12 de junho de 1970, do Hospital Nossa Senhora Aparecida, precursor do atendimento à saúde pública. Natural de Presidente Prudente (SP) e formado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro em dezembro de 1964, o Dr. Wilson chegou a trabalhar e atuar como professor na Santa Casa de São Paulo antes de se radicar em Umuarama, em 1969, com a esposa Lea, que participou das etapas para funcionamento do hospital. Para colocar em prática seu plano, o Dr. Wilson convidou para sócios os amigos Higashi, natural de Pereira Barreto (SP) e formado em janeiro de 1969 pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, e o Dr. Yugo, nascido em Lins (SP) e formado em dezembro de 1968 pela PUC de Sorocaba.

Os três tiveram destacado papel na atenção à saúde da população e seus nomes são reverenciados até hoje. O Dr. Wilson faleceu em março de 2012 de causas naturais depois de internado por alguns dias no hospital que fundou. Tinha 76 anos de idade e um de seus três filhos, Cristiano, é diretor-gestor do hospital. O Dr. Higashi, anestesiologista, faleceu em decorrência de infarto no início de maio de 2017, em Umuarama. Tinha 75 anos e deixou um filho médico, o Dr. Reinaldo Higashi Yoshii (19.459). O Dr. Yugo, depois de muitos anos na cidade, mudou-se para Presidente Prudente, onde continuou a exercer a profissão e acabou falecendo. Em 2015, uma unidade de saúde local recebeu seu nome. Confira documentário sobre o Dr. Higashi AQUI.

Mérito Ético-Profissional

Diversos médicos com atuação em Umuarama já foram homenageados pelo CRM-PR quando completaram 50 anos de formados e foram distinguidos com o Diploma de Mérito Ético-Profissional. Dentre eles estão os Drs. Hyzo, Renato Merçon, Tuguio Setogutte, José Alcindo Gil e Francisco Martinez Cebrian. Entre os mais recentes aparecem os pediatras Arlindo Salvador e Vera Marcia Paro de Oliveira e a gineco-obstetra Margot Ribeiro Laranjeira. Eles foram diplomados em 2020.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Arlindo Salvador recebendo o Diploma e o Cristal da Medicina pelas mãos dos filhos médicos, Dra. Georgia e Dr. Fabiano, que é diretor da Representação do CRM em Umuarama. (Foto: Arquivo)

Médicos e a política

O primeiro prefeito de Umuarama foi Walter Zanotto Lopes, nomeado e que cumpriu mandato de 25 de julho de 1960 até 16 de novembro de 1961, quando assumiu Hênio Romagnolli, eleito pelo voto para a gestão de quatro anos. O Dr. Tuguio Setogutte estava ocupando uma cadeira no legislativo estadual quando, em abril de 1979, foi convencido a assumir a prefeitura, ele que era vice do então chefe do executivo de Umuarama, afastado da função. O médico ocupou o cargo até maio de 1982, quando se afastou da política.

Outro médico a assumir a gestão do executivo municipal foi o Dr. Luiz Renato Ribeiro de Azevedo, especialista em Pediatria e Psiquiatria. Cumpriu mandato de janeiro de 2005 a dezembro de 2008. Hoje, com 40 anos de profissão, concilia suas atividades entre Umuarama e Curitiba. A atual administração da Capital da Amizade está a cargo de Hermes Pimentel da Silva, que é empresário. Era o vice de Celso Luiz Pozzobom, afastado do cargo por decisão judicial.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Tuguio Setogutte, com os filhos médicos, na homenagem pelo Jubileu de Ouro, em 2012. (Foto: Arquivo)

O Dr. Nelson Guimarães Vasconcellos foi outro médico pioneiro com destaque na política. Foi o primeiro prefeito de Xambrê, cidade vizinha, mas concentrou grande parte de sua carreira profissional em Umuarama, onde foi um dos fundadores do Hospital São Paulo, hoje Norospar. Foi eleito deputado estadual na década de 1980 e representou Umuarama na Assembleia Legislativa. Natural de Jacarezinho (PR) e formado em 1959 pela UFPR, o Dr. Nelson faleceu aos 88 anos em novembro de 2020 em Curitiba, onde estava residindo

Associação Médica

Umuarama era uma “menina” de pouco mais de 10 anos quando nove médicos já de renome na cidade resolveram fundar a Associação Médica, com o objetivo de “melhorar o nível médico da cidade e da região, além de lutar para aumentar a medicina especializada e combater o charlatanismo”. Os pioneiros foram os Drs. Ariovaldo Roque Costa, Carlos Jullian, Germano Norberto Rudner, Hyzo Gondeberto dos Santos, Nelson Guimarães Vasconcelos, Paulo Oshiro, Renato Merçon Vieira, Severino de Carvalho Cantarelli e Tuguio Setogutte. A primeira reunião foi realizada no consultório do Dr. Ariovaldo e uma diretoria provisória foi constituída até o estabelecimento e a votação de um estatuto, definindo o Dr. Renato como primeiro presidente e Dr. Hyzo secretário.

A AMU é filiada à Associação Médica do Paraná e à Associação Médica Brasileira, o que garante aos associados toda a segurança para seu aprimoramento científico e a valorização profissional do médico. Na atual gestão (2020/2023), o presidente é o Dr. Fábio Augusto de Carvalho, tendo como vice a Dra. Isabella Morais Tavares. Saiba mais AQUI.

clique para ampliarclique para ampliarVista aérea da cidade, com o prédio da prefeitura em primeiro plano. (Foto: Divulgação)

Representação do CRM-PR

A Resolução CRM-PR nº 23/1988 criou as Delegacias Seccionais, incluindo a de Umuarama. A primeira eleição, determinada pelo Resolução nº 28, ocorreu em agosto de 1988, com a posse homologada em 17 de outubro. A presidência, cargo de então, ficou com o Dr. Luiz Antonio de Melo Costa, tendo o Dr. Paulo Afonso de Barcelos como secretário e, como colaboradores, os Drs. Ivan José Cardoso Frey, Roberto José Linarth, Francisco Martinez Cebrian e Edison Morel. O mandato foi cumprido no período de 1988 a 1993. A Resolução CRM-PR 181, de janeiro de 2011, criou as Delegacias Regionais, alterando a nomenclatura de “seccionais”. Mais recentemente, a denominação passou para Representação Regional.

A Representação do CRM-PR em Umuarama é formada hoje pelos Drs. Fabiano Correa Salvador (diretor), Marcelo Tadeu Fontanini Palka (vice), Silvio Roberto Correa (secretário), Alcione Brusiguello Faidiga, Alexiano Prante, Antonio Francisco Ruaro, Daniel Martins Abou Rahal, Deraldo Mancini, Edson Morel, Francisco Guilherme Fernandes, Sandra Mara Oliver Martins Aguilar e Sebastião Mauricio Bianco. O cirurgião e gastroenterologista Luiz Antonio de Melo Costa também foi o representante de Umuarama no corpo de conselheiros por três gestões.

Unimed

Foi com a ideia de defesa da organização do mercado de trabalho, surgida na Associação Médica de Umuarama, que teve início o surgimento da Unimed local. No início formou-se a Comissão de Implantação da Cooperativa Médica de Umuarama (Cicoop), coordenada pelo Dr. Roberto José Linarth e com participação de duas dezenas de profissionais com destacada atuação na região. Outros nomes foram aderindo até que 22 de agosto de 1989 era fundada inicialmente a cooperativa. Do pequeno escritório na Avenida Paraná, muito se lutou até a construção da sede própria, inaugurada em 29 de janeiro de 1997. Em outubro de 2000, a partir da fusão com a Unimed Centro-Oeste (Goioerê e Região), nascia a Unimed Noroeste do Paraná.

O primeiro presidente foi o Dr. Roberto José Linarth (1989-1990), sucedido depois pelos Drs. Luiz Renato Ribeiro de Azevedo (no cargo até 1994), Paulo Roberto Fernandes Faria (1995 a 2003) e Adalberto Carlos Giovanini Filho (2003-2015). O diretor presidente na atual gestão é o Dr. Ronaldo Borges Pereira (CRM-PR 12.927), especialista em Clínica Médica e Reumatologia. A estrutura atual envolve 239 cooperados, 17.584 beneficiários, sete hospitais, 70 clínicas, 22 laboratórios e oito serviços próprios. Saiba mais sobre a Unimed Noroeste.

clique para ampliarclique para ampliarDiretores e pioneiros do Nossa Senhora Aparecida, que completou 52 anos. (Foto: Divulgação)

Hospital Nossa Senhora Aparecida

O Instituto Nossa Senhora Aparecida, a mais tradicional casa de saúde de Umuarama, completou 52 anos de história no último dia 12 de junho. Até ganhar status de referência nacional em cardiologia e medicina intervencionista, foi preciso muito trabalho, determinação e, sobretudo, amor à Medicina. O modesto prédio de madeira que abrigou a primeira sede, em 1965, agora é representado por imponente estrutura de mais de 8 mil metros quadrados. Os fundadores do hospital foram os Drs. Wilson Nelli e Higashi Yoshii.

Anualmente, são realizados cerca de 42 mil atendimentos gratuitos, sendo mais de 1.300 procedimentos de hemodinâmica (cateterismo cardíaco) e 280 cirurgias cardíacas. Chegar a esse patamar de excelência demandou tempo e dependeu de muitas mãos. O hospital conta com mais de 280 colaboradores e cerca de 150 médicos no corpo clínico. O Instituto tem como diretor presidente o Dr. Luiz Carlos Cortez Derenusson (CRM-PR 4.232). O administrativo é o Dr. Milton José Belleze (CRM-PR 9.958). Ambos são especialistas em anestesiologia.

clique para ampliarclique para ampliarHospital Cemil, um dos principais hospitais do Noroeste. (Foto: Arquivo)

Hospital Cemil

O Hospital Cemil foi fundado em 10 de abril de 1978, como Centro Médico Materno Infantil. Em 1981, um grupo de médicos recém-chegado à cidade juntou-se aos fundadores para iniciar ousado projeto de expansão. Com investimento e muito trabalho, em março de 1986, médicos e funcionários deixaram o prédio alugado na Rua Ney Braga para novas e modernas instalações na Avenida Ângelo Moreira da Fonseca. Atualmente são 147 leitos, seis salas de cirurgia, 10 leitos da UTI Adulto, cinco de UTI neonatal e quatro da UTI pediátrica. A instituição está em processo de ampliação.

O corpo clínico é formado por mais de 130 profissionais médicos das mais diversas especialidades e mais de 270 funcionários, entre enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e técnicos. Em junho de 2015, o Cemil passou a ser administrado pela Associação Beneficente São Francisco de Assis em todas as suas atividades médicas e hospitalares. O anestesiologista João Jorge Hellú (CRM-PR ) é o superintendente do hospital, que desde 2014 conta com programas de residência médica. Hoje alcançam as especialidades de Clínica Médica, Anestesiologia, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral e Medicina Intensiva.

clique para ampliarclique para ampliarArquivo (Foto: )

Hospital do Câncer

A história do Hospital do Câncer Uopeccan de Umuarama iniciou em 15 de janeiro de 2010 e culminou com sua inauguração 4 de março de 2016. Muitos foram os avanços durante nestes seis anos, a começar pela inauguração, no mês de aniversário de 2022, do Serviço de Cardiologia e do Centro de Especialidades, ações que evitam o deslocamento de pacientes para outros municípios e ofertando atendimento mais rápido. O histórico contabiliza quase 100 mil atendimentos. A estrutura tem 18 mil metros quadrados. Faça um tour em vídeo do hospital. AQUI.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO DOS 30 DIAS DE ATIVIDADES ALUSIVAS AO ANIVERSÁRIO DE UMUARAMA.

História da cidade

Foi da Gleba Cruzeiro, área da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, que surgiu Umuarama, no comecinho da segunda metade do século passado. Foi a empresa quem anunciou a criação da cidade em 26 de junho de 1955, numa solenidade envolvendo seus diretores e funcionários. A ocupação do lugar estava apenas começando e, mais tarde, o escritório da companhia seria transformado na prefeitura. Umuarama era distrito de Cruzeiro do Oeste e o desmembramento ocorreu pela Lei Estadual nº 4.245, de 25 de julho de 1960. Quando a cidade foi elevada a município, o comerciante Walter Zanotto Lopes foi nomeado prefeito pelo então governador Moisés Lupion. Em 8 de outubro de 1961 foi realizada a primeira eleição para prefeito e vereadores. A posse de. Hênio Romagnolli ocorreu em 16 de novembro daquele ano. A origem do nome viria de tradução indígena: “lugar alto e ensolarado, onde os amigos se encontram”. Daí a derivação de Capital da Amizade.

Atrativos turísticos e de lazer

» Bosque Uirapuru fica localizado no centro, com área de 58.147 m², possui com trilhas pavimentadas para caminhadas, quadras de areia, parque infanfil, banheiros, canchas de malha e bocha e quiosques com churrasqueiras.

» Paróquia São Francisco de Assis foi a primeira igreja fundada em Umuarama, em 16 de janeiro de 1961. A imponente construção está localizada próximo ao campus sede da Universidade Paranaense (Universidade Paranaense), no entorno da Praça Mascarenhas de Moraes.

» Bosque dos Xetá, também conhecido como Bosque do Índio, é uma grande área verde, com 179.868 m² de mata nativa, localizado na região central de Umuarama. Ostenta uma grande estátua de um índio Xetá, concebida pelo renomado artista plástico Utrabo, e um espaço cultural denominado Sala Aré de Educação Ambiental.

» Centro Cultural Vera Schubert, espaço público dedicado às artes e eventos culturais do município. Prédio contempla o Teatro Municipal, com capacidade para 650 pessoas, a Biblioteca Municipal Rocha Pombo, salas de aula para realização das oficinas e corporações culturais e salas de reunião e hall para exposição. Nome homenageia a pianista austríaca Vera Zita Nitsche Schubert (1908-2008), que migrou para Umuarama no início da década de 1960 e dedicou sua vida ao ensino de música no município.

» Estádio Municipal Lúcio Pipino, o Gigante da Baixada, tem capacidade para 3 mil pessoas. Utilizado para a prática de esporte e lazer, sediando campeonatos e competições de diferentes modalidades., além de shows.

» Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo foi desmembrada da Paróquia São Francisco de Assis e é a sede da Diocese de Umuarama, onde reside o bispo diocesano. Tem arquitetura contemporânea. Foi inaugurada em 7 de junho de 1987, na festa do Padroeiro Divino Espírito Santo.

» Parque de Exposições Dario Pimenta da Nóbrega. Recebe anualmente a ExpoUmuarama, feira agropecuária.

» Praça Arthur Thomas, marco zero de Umuarama, é considerada um ponto de referência na história e na memória da cidade. O nome da praça é uma homenagem ao colonizador inglês Arthur Hugh Miller Thomas.

» Réplica Torre Eiffel. Fica às margens da PR-323. Apresenta a mesma proporção do monumento original (escala 1 por 10). É propriedade privada e tem 32,4 metros de altura.

N.R. Este material tem o propósito de homenagear a cidade e seus moradores, estando passível de reparos nas informações históricas.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios