20/09/2021

Pesar pelo falecimento do médico Raphael D'Amore Zardo, que tinha 54 anos e 28 de formado

Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, ele atuava na "linha de frente" e foi mais uma vítima da Covid-19, que já matou seis médicos no Paraná só em setembro e quase 100 desde o início da pandemia

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Raphael D’Amore Zardo (CRM-PR 13.910), ocorrido nesta segunda-feira (20) no Hospital Pilar de Curitiba, onde estava internado havia alguns dias devido a complicações pela Covid-19. O médico, que completaria 54 anos de idade nesta quarta-feira (22), tinha mais de 28 anos de formação pela Universidade Federal do Paraná e era associado da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Raphael Zardo. (Foto: Arquivo)

O médico era casado com a advogada Priscila Lechinewski Gouveia Zardo e deixa dois filhos, Matheus Gouveia Zardo e Raphael Gouveia Zardo, este estudante de Medicina. Natural de Ponta Grossa, onde nasceu em 22 de setembro de 1967, ele era irmão da também médica Roberta D’Amore Zardo (CRM-PR 14784 e CRM-SP 85.675), com atuação em Curitiba e mais de 26 anos de formação, e primo de Arnaldo D’Amore Zardo (CRM-SP 149156 e CRM-RR 864), especialista em clínica médica e com atuação no Vale da Ribeira (SP) e 17 de formado.

O Dr. Raphael, formado em julho de 1993 pela UFPR, teve ou tinha atuação em vários serviços de atenção à saúde, incluindo Unimed Curitiba, fundação Copel, IPO e Hospital São Vicente, onde integrava o corpo clínico. A instituição emitiu nota de pesar ainda na tarde desta segunda-feira (20). "A equipe do Grupo Hospitalar São Vicente lamenta profundamente o falecimento do cardiologista Raphael D´Amore Zardo. Seu carisma e profissionalismo marcaram a história de muitos pacientes e colegas. Nossos mais sinceros sentimentos à família e aos amigos".

As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Raphael, que terá a cerimônia de despedida nesta terça-feira, às 16h, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, na Grande Curitiba. O velório será na 4ª Igreja do Evangelho Quadrangular, na Rua Delegado Leopoldo Belczak, 1303, no bairro Capão da Imbuia. O culto de ação de graças em memória do médico será das 12 às 15h.

Despedida dos familiares

"Com um imenso pesar no coração, nós, Pricilla Zardo (esposa), Raphael e Matheus Zardo (filhos), informamos da morte de nosso querido e amado marido e pai. Hoje, nós, da família Zardo, nos reunimos para agradecer ao Senhor, nosso Deus, pela vida do nosso amado. Ele lutou um bom combate e, agora, está descansando com nosso grande Deus, o qual sempre nos sustentou, protegeu e cuidou. O Raphael plantou muito nessa terra e grandes serão os frutos desse plantio. Foi um grandíssimo marido e um pai que deu um incrível exemplo para seus filhos, mostrando-lhes desde cedo como viver uma vida segundo Jesus. Sentiremos muito falta de sua calorosa risada, seu jeito único, de suas conversas... Seus pacientes sentirão essa mesma falta, assim como seus colegas. Agradecemos todas as mensagens de conforto recebidas e pedimos a Deus que abençoe a vida de cada um. Pricilla, Matheus e Raphael."

Perdas na Medicina

No Paraná, já se aproxima de 100 o número de médicos falecidos em decorrência de complicações pela Covid-19, sendo seis deles somente neste mês de setembro. Além do Dr. Raphael, faleceram a pediatra Ivone Terumi Shinike (CRM-PR 10.065) no último sábado (18); o anestesiologista Renato de Oliveira Siervi (CRM-PR 39117), no dia 10; o pediatra Valduino Geraldini (CRM-PR 2.632), no dia 9; o Dr. Nivaldo Luiz Duarte (CRM-PR 2.156), no dia 7, juntamente com um dos filhos; e ainda o Dr. João Ferrario Lopes Neto (CRM-PR 10.651), no dia 3.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios