28/05/2020

Retrospectiva da pandemia do coronavírus no Brasil e no Paraná e as ações do Conselho de Medicina

Reunião em Curitiba, há quatro meses, deu a largada para o enfrentamento da doença. Presente nas discussões e decisões políticas de prevenção e assistência, CRM-PR também tem atuado em fiscalizações das condições de segurança no trabalho e em orientações aos médicos

O Conselho de Medicina do Paraná assumiu papel de protagonismo no enfrentamento da Covid-19 no Paraná, participando ativamente de decisões políticas, éticas e de apoio aos profissionais presentes nas ações de combate à pandemia. Além de participar da criação e compor o COE (Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública), que está sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde, também participou de todas reuniões, que são realizadas quase que diariamente e visam equacionar questões pertinentes à crise sanitária. Ainda constituiu a sua própria Comissão de Pandemia, com dezena e meia de reuniões já realizadas, promoveu inúmeras outras ações voltadas à defesa da Medicina e de proteção aos trabalhadores, de orientações e esclarecimentos aos médicos, estudantes e sociedade, bem como se alinhou a esforços empreendidos pelos gestores públicos.clique para ampliarclique para ampliar

Reunião com governador, no lançamento do aplicativo de telemedicina. (Foto: CRM-PR)

Desde a decretação do estado de emergência em saúde pública no Brasil, ainda no início de fevereiro, o CRM-PR não parou de envidar esforços para cumprir sua missão em prol do melhor na atenção à Medicina, atento àqueles que a exercem e à sociedade que dela depende, em especial neste momento sem precedente na história recente da humanidade. Mesmo observando as recomendações sanitárias, o Conselho manteve-se atento para preservar a prestação de serviços aos médicos, empresas de saúde e também estudantes, quer nas funções burocráticas e cartoriais como na fiscalização de condições de trabalho, na atualização de conhecimento e protocolos, fomento de informações e em facilitadores para o exercício da atividade, sendo um dos exemplos a implantação de ferramenta no Portal de Serviços e que permite a emissão online de receitas, atestados e agora exames. Em pouco mais de um mês, foram mais de 31,5 mil documentos emitidos.

As reuniões de diretoria extraordinárias e da comissão institucional têm sido direcionadas para abordagem de temas relacionados à pandemia, o mesmo ocorrendo com o programa de Educação Médica Continuada. Além de espaço em seu Portal para notícias e informes oficiais sobre o tema, o Conselho também incrementou a ferramenta “Covid-19 – Dicas Práticas”, com destaque para vídeos curtos e objetivos com abordagem de diferentes especialidades médicas, os quais estão disponíveis para acesso, a exemplo do acervo da EMC e de palestras recentes específicas sobre o coronavírus. No dia 21 de maio, a reunião extraordinária da diretoria teve a participação, pela web, de representantes de 13 sociedades de especialidade, tendo o objetivo de avaliar orientações aos médicos das diferentes áreas e também a sociedade sobre cuidados com outras doenças em tempos de pandemia.

clique para ampliarclique para ampliarFiscalização em uma das UPAs de Curitiba, em atividade conjunta com Coren-PR. (Foto: Arquivo)

O Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (Defep) teve intenso trabalho desde meados de março, quando ganhou corpo a crise sanitária, sendo uma das prioridades observar a segurança na prestação dos serviços médicos. Foram 50 fiscalizações, sendo 48 com diligências e somente duas sem. Em maio, passou a viger a nova sistemática de rotinas de fiscalização, conforme orientação do CFM, que permite a de cunho virtual. Em Curitiba, as vistorias ocorreram na maioria das UPAs e até mais de uma vez, com destaque para Boqueirão, Campo Comprido, Sítio Cercado, Pinheirinho, Boa Vista, CIC, Tatuquara e Fazendinha. Também foram realizadas no hospitais de Clínicas, Bairro Novo, Pequeno Príncipe e Marcelino Champagnat.

Na Grande Curitiba foram fiscalizados serviços de saúde de Araucária, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Colombo, Rio Branco do Sul, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais, Lapa, Piraquara e Pinhais (Complexo Médico Penal). Dentre outros serviços, ainda foram vistoriados a Policlínica Municipal de Londrina, PA de Toledo e Piraí do Sul e ainda duas unidades de Maringá e o Hospital Universitário local.

O Departamento de Inscrição e Qualificação Profissional (Deiqp) também teve intenso trabalho atendendo suas atividades de forma presencial, com agendamento, e remota. Desde 23 de março até agora ocorreram 532 inscrições de médicos e mais 213 de novas empresas. Nos últimos dias caiu sensivelmente a demanda, havendo a expectativa de que a retomada das inscrições ocorra a partir de 15 de junho e se estenda até o fim de julho. De acordo com a coordenação do departamento, as empresas (PJs) se adaptaram muito bem no acesso ao Portal de Serviços para atender suas necessidades.

ACESSO AOS VÍDEOS DE DICAS PRÁTICAS - COVID-19.

CRONOLOGIA

Confira a cronologia dos principais fatos relativos ao advento da pandemia no país, em especial as participações envolvendo o CFM e o CRM do Paraná:

29/01/2020

» Ministério da Saúde divulga lista de hospitais de referência em tratamento do novo coronavírus. O Hospital do Trabalhador foi o único então anunciado no Paraná como medida preventiva por ter ampla capacidade de atendimento.

31/01/2020

» Secretaria de Saúde de Curitiba convoca o Comitê Municipal de Resposta às Emergências em Saúde Pública para apresentar o plano de trabalho da capital para prevenção, controle e condução nos possíveis casos suspeitos de coronavírus. Foi a ação inaugural no Estado para enfrentamento da pandemia que seria declarada em seguida pela OMS, com participação de mais de 30 instituições, incluindo Defesa Civil, Lacen e o CRM-PR representado por seu presidente. Confira.

12/02/2020

» Realização da 47ª Sessão Plenária Temática do CRM-PR. Tema: SOGIPA – Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná. Foi a primeira (pelo meio remoto e presencial) após a decretação do estado de emergência em saúde pública no Brasil (03/02). Participação da presidente da Sogipa, Dra. Rita Maira Zanine.

13/02/2020

» Audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná debate a pandemia, com o CRM-PR sendo representado.

19/02/2020

» Realização da 48ª Sessão Plenária Temática do CRM-PR, com participações da Dra. Acácia Maria Lourenço Francisco Nasr, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretária Estadual da Saúde do Paraná, e do Dr. César Augusto Neves Luiz, diretor da SESA. Coronavírus foi o tema em destaque, com abordagem das ações preventivas. Nenhum caso tinha sido registrado ainda no Estado. Confira.

26/02/2020

» Ministério da Saúde confirma o primeiro caso da Covid-19 no Brasil. Estudos posteriores indicam que já havia contaminação anterior.

11/03/2020

» Organização Mundial da Saúde declara pandemia de Covid-19. Na data, eram 118 mil casos em 114 países. Mortes somavam 4.291. Confira.

» Curitiba registra o primeiro caso provável do novo coronavírus.

12/03/2020

» Reunião da Comissão de Crise e Intervenção em Situações de Emergência do CRM-PR. Definições com os Departamentos para estabelecer ações preventivas ao novo Coronavírus. Definições: Distribuição de álcool gel a todos os funcionários do Conselho e nas áreas de uso público; Reunião de esclarecimento e orientações com todos os funcionários; Estudo de cargos e funções passíveis de trabalho em home office; e Suspensão de todos os eventos presenciais, sendo realizados somente de forma online.

» CRM-PR lança em seu site o canal “Covid-19: notícias e informes oficiais”, com alimentação diária de informações de interesse da classe médica e população.

16/03/2020

» Governador Ratinho Junior e sua cúpula de governo reúnem representantes do segmento de saúde e outros gestores para anunciar as medidas de enfrentamento do coronavírus, com assinatura de decreto. Confira.

» Reunião emergencial na sede da SESA, após decreto do governador, visou analisar minuta para regulamentar as ações da pasta durante a pandemia. Deliberou-se pela constituição de comitê de crise com gestores e representantes das instituições médicas e de saúde, sendo o CRM-PR representado por seu presidente, Roberto Yosida.

» Devido à pandemia, CRM-PR inaugura modalidade de entrega por webconferência de carteiras aos novos médicos. A palestra ética coube ao secretário-geral Luiz Ernesto Pujol, dirigida a 34 profissionais. Confira.

17/03/2020

» Constituição oficial do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE), com determinação de reuniões diárias para debater aspectos da pandemia do novo coronavírus e crise sanitária.

18/03/2020

» Determinação da Diretoria do CRM-PR para implementação imediata do trabalho remoto a todos os funcionários, exceto para posições cuja presença física na Sede é indispensável. Atendimento presencial ao público é limitado como medida de prevenção e por agendamento. Confira.

19/03/2020

» Aula inaugural sobre Coronavírus. Palestrante: Dra. Acácia Maria Lourenço Francisco Nasr, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretária Estadual da Saúde do Paraná. Com transmissão aberta pelo Facebook e YouTube, com mais de mil participantes. Confira.

» CFM reconhece possibilidade e eticidade da Telemedicina em situação de emergência. Confira.

» Internado em Curitiba o primeiro médico da linha de frente no combate à pandemia no Paraná. O Dr. Jamal Munir Bark, 59 anos, teria alta hospitalar 50 dias depois, em 8 de maio. Confira.

20/03/2020

» CRM-PR lança o canal informativo “Pandemia Covid-19: orientações aos médicos”.

22/03/2020

» Reunião emergencial na Casa Civil, no Palácio Iguaçu, para análise da pandemia, com presença de secretários de Estado, gestores da saúde e prestadores de serviços. O CRM-PR foi representado por seu presidente. Confira.

23/03/2020

» Realização da 1ª reunião oficial do Comitê Emergencial da crise da Covid-19, com o CRM-PR sendo representado pelo seu secretário-geral Luiz Ernesto Pujol.

» Deflagrada atividade de fiscalização conjunta CRM-PR e Coren-PR nas UPAs de Curitiba para observância de disponibilidade de equipamentos de segurança aos profissionais de saúde. Confira.

24/03/2020

» Iniciado cadastramento de médicos e estudantes de Medicina para comporem programa de voluntariado para atuar no enfrentamento da pandemia do coronavírus no Paraná. Confira.

» Em campanha, Conselhos exaltam importância dos médicos no combate à pandemia causada pela Covid-19. Confira

25/03/2020

» Em meio a crise da Covid-19, o CFM acolhe pleito do CRM-PR e autoriza pagamento da anuidade PF até 30 de junho. Confira.

» Presidentes dos Conselhos de Medicina de todo o País expressam solidariedade ao então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

25/03/2020

» Realização da 49ª Sessão Plenária Temática, com o presidente da APP (Associação Paranaense de Pneumologia e Tisiologia), Dr. Irinei Melek. Confira.

26/03/2020

» Realização, por webconferência, do 30º Encontro da Diretoria com Diretores das Delegacias Regionais do CRM-PR, tendo a pandemia da Covid-19 e as implicações na atividade médica como destaque.

» Lançamento da plataforma CFM para médicos denunciarem falta de EPIs e falhas nas estruturas de atendimento para a Covid-19.

27/03/2020

» Associação Paranaense de Psiquiatria lança o Atendimento Voluntário em Saúde Mental, para atender profissionais de saúde com atuação na linha de frente contra a Covid-19. Ação tem apoio do CRM-PR e AMP. Confira.

30/03/2020

» Palestra sobre Coronavírus - Atualização e uso de EPIs. Apresentação: Dra. Acácia Maria Lourenço Francisco Nasr, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde do Paraná. Participações: Dr. Roberto Issamu Yosida, Presidente do CRM-PR; Dra. Laura Moeller, Conselheira 1ª gestora do DEIQP do CRM-PR; Dra. Cecília Neves de Vasconcelos, Conselheira gestora da EMC do CRM-PR; e Enf. Simone Peruzzo, Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR). Confira vídeo.

31/03/2020

» Realização da 1ª reunião da Comissão Institucional do CRM-PR pela web no período de mudança de hábitos com a pandemia. Foi a 34ª reunião da Comissão.

» CRM-PR emite posicionamento oficial contrário à antecipação da colação de grau de estudantes de Medicina e também de pontuação adicional na residência para atuantes em projeto do governo federal de combate à Covid-19. Confira.

01/04/2020

» Realização da 34ª reunião da Comissão Institucional, a 2ª de forma remota, para debater a validação de receitas e atestados médicos. Participação da SESA e Conselho Regional de Farmácia.

» O CRM-PR intensifica fiscalização em UPAs de Curitiba e inicia ações na região metropolitana e interior do Estado. Confira.

» CRM-PR ilumina de verde a sua sede em Curitiba para homenagear no mês os profissionais de saúde da linha de frente do combate à Covid-19. Confira.

02/04/2020

» CRM-PR emite nota de esclarecimento sobre atendimentos eletivos, que devem atender às recomendações das autoridades sanitárias. Também faz esclarecimentos sobre a Portaria 639/20 do Ministério da Saúde. Confira.

03/04/2020

» CRM-PR apoia iniciativa da SESA para cadastramento de médicos interessados em fazer atendimento voluntário de pacientes com suspeita de Covid-19 por meio remoto.

04/04/2020

» Reunião na AMP com Conselho de Medicina para análise da Portaria 639/2020, com Ação Estratégica/Brasil Conta Comigo/Profissionais de Saúde, com emissão de nota conjunta de esclarecimento à classe médica.

» CRM-PR manifesta-se por nota oficial sobre uso da cloroquina. Confira.

» Morre o primeiro médico paranaense pela Covid-19. O Dr. Nelson Martins Schiavinatto tinha 52 anos de formação médica e faleceu em Cianorte. Confira.

06/04/2020

» CRM-PR constitui e realiza a sua 1ª reunião da Comissão de Pandemia do Coronavírus - Covid-19, abrindo caminho para sucessivos debates pela web para tratar questões e orientar médicos.

08/04/2020

» CRM-PR emite nota de repúdio a atos de violência contra profissionais de Saúde, após mais um episódio de agressão em meio à pandemia.

08/04/2020

» Palestra sobre Coronavírus - Manejo de vias aéreas no paciente com Covid-19. Palestrante: Dr. Akihito Urdiales, médico cirurgião do trauma do Hospital do Trabalhador e cirurgião de emergência do Hospital de Clínicas da UFPR, responsável pelo treinamento para atendimento de pacientes com Covid-19.

09/04/2020

» CRM-PR realiza vistoria em UPA onde profissionais foram agredidos por paciente. Confira.

13/04/2020

» O governador Ratinho Junior lança o Telemedicina Paraná, serviço de atendimento online para auxiliar no combate à Covid-19. O programa teve apoio do CRM-PR, representado na solenidade de lançamento por seu presidente. Confira.

14/04/2020

» CRM-PR inicia série de orientações gerais sobre a Covid-19, com mensagens rápidas disponibilizadas pelas redes sociais.

15/04/2020

» Lançamento de sistema do CRM-PR para emissão de receitas e atestados médicos pelo Portal de Serviços, amparado por Resolução da Secretaria Estadual de Saúde e do CRM-PR, em iniciativa com apoio do CRF-PR.

» Palestra sobre “Coronavírus - Declaração de óbito e manejo de corpos no contexto da Covid-19”. Foram palestrantes a Dra. Vanessa Fredrich, médica e técnica da equipe de qualificação de informações de mortalidade da SESA, e Isabel Cristina dos Santos Gomes, responsável pelo setor de Análise de Projetos de Estabelecimentos de Saúde na Coordenadoria de Vigilância Sanitária do Estado. Confira vídeo.

» Realização da reunião da Diretoria do CFM com os presidentes dos Conselhos Regionais, a 6ª do ano e a 1ª por videoconferência.

16/04/2020

» Realização da 50ª Sessão Planária Temática do CRM-PR, com participações do Dr. Clóvis Arns da Cunha, Presidente da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) e da Dra. Carla Sakuma de Oliveira Bredt, Presidente da SPI (Sociedade Paranaense de Infectologia).

» Publicado no Diário Oficial da União a Lei nº 13.989/20, autorizando o uso da telemedicina enquanto durar a crise decorrente do coronavírus. No dia 31 de março o tema já havia sido aprovado no Congresso através do PL 696/20. Confira.

» Médico Luiz Henrique Mandetta anuncia a sua saída do Ministério da Saúde, sendo substituído na sequência por Nelson Teich, que ficaria menos de um mês na função. Confira.

22/04/2020

» Palestra sobre “Coronavírus ‑ Novos paradigmas de ventilação mecânica”, com a conselheira e professora da UFPR Nazah Cherif Mohamad Youssef.

23/04/2020

» Conselho Federal de Medicina torna público o Parecer nº 04/2020, que condiciona o uso de cloroquina e hidroxicloroquina a critério médico e consentimento do paciente. Confira.

25/04/2020

» CFM expressa em parecer direito dos médicos de serem remunerados por serviços prestados por meio da telemedicina. Confira.

29/04/2020

» Realização da 51ª Sessão Plenária Temática do CRM-PR. Participação: Dr. Rafael Alexandre de Oliveira Deucher, Presidente da SPMI (Sociedade Paranaense de Medicina Intensiva).

30/04/2020

» Palestra sobre Coronavírus - Terminalidade em tempos de Covid-19. Palestrante: Dra. Úrsula Bueno do Prado Guirro, que é professora de Bioética e Cuidados Paliativos do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Confira.

01/05/2020

» Reunião Extraordinária da Diretoria do CRM-PR para debater “Bioética e Recursos em meio à Pandemia”, com participação de importantes expoentes da Bioética no Paraná.

04/05/2020

» Ação conjunta para treinamento de profissionais de UTIs em todo o Paraná (Sotipa, AMP, CRM-PR, Coren-PR e Associação Brasileira de Enfermagem Seção PR). Confira.

06/05/2020

» CRM-PR emite pareceres sobre priorização de recursos médicos escassos diante da pandemia da Covid-19.

07/05/2020

» Realização da “52.ª Sessão Plenária Temática do CRM-PR. Participação: Dr. Raul D’Aurea Mora Júnior, Presidente da SPC (Sociedade Paranaense de Cardiologia).

08/05/2020

» Lançamento da série de vídeos do CRM-PR "Dicas Práticas", com orientações atuais sobre a Covid-19 aos médicos - Total de 15 vídeos divulgados em redes sociais e demais canais de Comunicação do CRM-PR.

08/05/2020

» Palestra sobre Coronavírus - Medicina de catástrofe em tempos de pandemia. Foram palestrantes os cirurgiões Dr. Gustavo Justo Schulz e Dr. Edison Vale Teixeira Júnior. Confira.

13/05/2020

» Realização da 53.ª Sessão Plenária Temática do CRM-PR. Participação: Dr. Júlio Cesar Nogueira Dutra, Presidente da APPSIQ (Associação Paranaense de Psiquiatria).

14/05/2020

» CFM lança hotsite para médicos com informações sobre a pandemia de Covid-19. Entre em LINHA DE FRENTE para saber mais sobre a pandemia e condições de trabalho.

15/05/2020

» Reunião conselheiros do CRM-PR com secretário Beto Preto sobre a pandemia da Covid-19 no Paraná. Confira.

15/05/2020

» Atualização do sistema do CRM-PR para médicos emitirem a solicitação de exames a seus pacientes via Portal de Serviços. Confira.

19/05/2020

» Realização da 54ª Sessão Plenária Temática do CRM-PR. Participações: Dr. Paulo José Lorenzoni, Presidente da APCN (Associação Paranaense de Ciências Neurológicas/Capítulo Regional do Estado do Paraná) e da Academia Brasileira de Neurologia; e a Dra. Viviane de Hiroki Flumignan Zétola, Diretora Científica da APCN.

20/05/2020

» Pandemia em destaque na reunião pela web dos presidentes de Conselhos Regionais de Medicina, em iniciativa organizada pelo Regional do Piauí.

21/05/2020

» Reunião de Diretoria Extraordinária (a 1.587ª), pela web, com representantes de Sociedades de Especialidade para debater o tema “Orientações das especialidades para doenças durante a pandemia”, objetivando especialmente esclarecer a população sobre a tratamentos alheios à Covid-19 e cuidados à saúde. Participação de integrantes de 13 sociedades.

» CRM-PR encaminha ofício ao Ministério da Saúde solicitando a regularização imediata do pagamento das bolsas de médicos residentes do primeiro ano. Confira.

» Segunda atividade ética pela web para entrega de carteira ao médico Fernando Pellozo pelo vice-presidente Wilmar Mendonça Guimarães. Coube ao secretário-geral Luiz Ernesto Pujol estrear na nova modalidade.

22/05/2020

» Realização da “55ª Sessão Plenária Temática. Participação: Dra. Anarosa Barbosa Sprenger, Presidente da SBD-PR (Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Paraná).

27/05/2020

» Palestra sobre “Coronavírus ‑ Os desafios da Psiquiatria em tempos de Pandemia”. Apresentação coube ao presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria, Dr. Júlio César Nogueira Dutra. Atividade integrada ao programa de EMC e aberta a médicos e estudantes.

28/05/2020

» Realização pela web da 15ª Reunião da Comissão da Pandemia do Coronavírus – COVID-19”, para tratar da seguinte pauta: “Telemedicina: documento CRM-PR. Retomada das atividades eletivas”.

» Brasil fecha o dia com 438.238 casos confirmados de coronavírus. Recuperados são 177.604. Óbitos somam 26.754. O Paraná registrava 3.984 casos confirmados e 1.806 pacientes recuperados. Óbitos somam 169.

ATIVIDADES PROGRAMADAS

29/05/2020

» Reunião em Londrina do Comitê Executivo da Regional de Saúde, com participação do conselheiro do CRM-PR, Alcindo Cerci Neto. Na pauta, a Covid-19 e suas consequências.

30/05/2020

» Realização da 16ª Reunião da “Comissão da Pandemia do Coronavírus – COVID-19, tendo como convidados os Delegados das Regionais do CRM-PR. Abordagem dos seguintes temas: Pandemia, Teleperícia, Validação de documentos, Insalubridade e Protocolo de tratamento. Abertura de 10 minutos terá apresentação do tema Previdência e Insalubridade, com Dra. Thaissa Taques, integrante da Comissão de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Paraná. Por webconferência a partir das 13h30.

04/06/2020

» Realização da 56ª Sessão Plenária Temática do CRM-PR, com participação do DR. Bruno Roberto Braga Azevedo, Presidente da Sociedade Paranaense de Cirurgia Oncológica. Vai abordar o tema “Oncologia: Impacto da COVID-19 sobre o tratamento do Câncer”. Por webconferência, a partir das 13h30. 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios